Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Mestrando do PPGCS da Unesc lança Guia de Ultrassom

Mestrando Vitor Beninca é especialista em Medicina de Emergência

O médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e professor da Pós-Graduação de Emergência da Unesc, Vitor Machado Beninca lançou sexta-feira (16/09), no Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência Adulto e Pediátrica (CBMEDE), o Guia de Ultrassom, material que faz parte da série de Guias de Medicina de Emergência, da Editora dos Editores.

Benincá é autor do volume em parceria do médico Luiz Ernani Meira Júnior e do editor da série, Hélio Penna Guimarães. No material os autores relatam trabalhos e envolvimentos com o uso da Ultrassonografia “Point of Care”, importante ferramenta de apoio diagnóstico e tomada de decisão na Medicina de Emergência.

O guia, tem linguagem objetiva e compreensível, trata de temas de complexidade intermediária e apresenta conceitos avançados.

Segundo Benincá os objetivos da publicação são a divulgação e consolidação da Ultrassonografia Point of Care, ferramenta poderosa e de fácil interpretação. “Utilizamos as melhores e mais atualizadas referências. Um conteúdo que extrapola os princípios básicos.Tudo isso, para que o leitor que ainda não tem experiência no tema possa construir seu conhecimento e, aqueles que já conhecem e aplicam a ferramenta, possam consolidar e aprofundar seu aprendizado. O Guia é o agrupamento de todos os entusiastas e defensores dessa técnica para que ela possa se desenvolver e estar disponível em todos os departamentos de emergência”, explicou.

O livro, de acordo com Benincá, é uma obra viva, em constante atualização e que será ampliada cada vez mais. “Permitindo, assim, abranger com mais profundidade todas as possíveis aplicabilidades da ferramenta, conforme se obtenha mais evidências e conhecimento técnico-científico que possam surgir”, acrescenta.

No Guia ainda são apresentados os princípios físicos da chamada “knobologia”, ou otimização de imagem; as principais janelas e cortes ultrassonográficos; os protocolos de utilização na insuficiência respiratória; no choque e no trauma. Também são abordadas diversas outras aplicabilidades da Ultrassonografia a Point of Care no departamento de emergência.

O 8º Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e 4º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência Adulto e Pediátrica aconteceu neste final de semana em Florianópolis/SC, de forma híbrida. O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *