Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Perspectivas da profissão contábil
é tema de aula inaugural

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, palestrou para estudantes e convidados do curso de Ciências Contábeis da Unesc

O curso de Ciências Contábeis da Unesc promoveu aula inaugural para a abertura do segundo semestre de 2022. Com o tema “As perspectivas da profissão contábil”, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, palestrou sobre o importante papel exercido pelos contadores na sociedade. O evento também faz parte das comemorações dos 47 anos do curso e do Dia do Contador, que será celebrado no próximo dia 22.

Realizada na noite desta segunda-feira (12/09), no auditório Ruy Hulse, a palestra foi prestigiada por representantes de classe, contadores, egressos e acadêmicos. A noite marcou o retorno dos eventos presenciais do curso após a pandemia de Covid-19.

“Este é um momento único, temos a satisfação de receber pessoas que estão vivenciando o dia a dia da Contabilidade, como é o caso da nossa presidente do Conselho Regional de Contabilidade, a professora Marisa. Ela traz para nossos acadêmicos e convidados as perspectivas da profissão, novidades, tendências, além de ressaltar a importância do profissional contador”, afirmou a coordenadora do curso Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

Visitas aos escritórios

A coordenadora comentou ainda sobre as movimentações do curso para aproximar os escritórios contábeis e a Universidade. “Aprendemos várias coisas durante a pandemia, inclusive trabalhar de forma remota, com novas tecnologias que vêm sendo implantadas. Então, esse novo olhar, o olhar pro futuro da contabilidade, é o que buscamos na academia. Por conta da Graduação Multi, implantada no começo deste ano, uma série de visitas aos escritórios de contabilidade de Criciúma e região foi realizada para ouvir as demandas, dores e sugestões, antes de elaborarmos nossa matriz curricular. E parte dos contabilistas que visitamos estão aqui para conversar sobre a profissão”, disse Milla.

A proposta da presidente do Conselho Regional de Contabilidade Catarinense, Marisa Luciana, foi apresentar aos acadêmicos ingressantes ou que já estão finalizando o curso as possibilidades e perspectivas das Ciências Contábeis. “Apresentar a gama de oportunidades que a profissão oferece é conscientizar os estudantes acerca das diversas áreas em que ele poderá atuar. O leque é muito grande, seja na área pública, na área privada, como perito ou auditor. Nosso intuito é que conheçam as potencialidades da profissão, que são muitas. Nós somos profissionais privilegiados de fato”, pontuou.

Palestra prestigiada

Prestes a concluir a formação, o acadêmico da 9ª fase, André de Assis Zanelato, esteve entre o público que prestigiou a aula inaugural. “A temática é muito relevante para nós, formandos, mas também para os calouros, pois nos ajuda a entender melhor o mercado de atuação e suas possibilidades. Espero que, depois de formado, eu consiga obter um resultado excelente e cresça na profissão que eu escolhi”, ponderou.

Já o egresso Alcebíades da Rosa Scheffer, formado na turma de 1993, aproveitou a aula inaugural para retornar ao campus. Atualmente, ele ocupa a presidência do Sindicato das Empresas dos Serviços Contábeis (Sescon/Sul). “A Unesc está totalmente diferente do meu tempo, tanto no aspecto físico quanto na matriz curricular do curso. É muito bom saber que a prática profissional é um dos eixos principais na atual grade. Vivenciar a rotina do dia a dia de um escritório contábil vai ajudar muito a todos os acadêmicos na parte profissional. Um conselho que eu deixo aos estudantes é que a contabilidade não encerra na universidade, é uma profissão dinâmica e que precisa de constante atualização”, alertou.

Agentes transformadores

Com o passar do tempo, surgem novas tecnologias mas, a presença de um profissional contábil é fundamental para a sociedade, conforme enalteceu a reitora Luciane Ceretta em seu discurso. “Nós não conseguimos fazer gestão nas organizações sem os contabilistas. Essa é uma profissão em absoluta ascensão, não tenho nenhuma dúvida sobre isto. Se há um profissional que no futuro se posicionará ainda melhor, este será o contador. Hoje eu diria que a Unesc é uma Universidade Comunitária absolutamente ancorada, caminhando pra frente, recuperada de tantas adversidades advindas de momentos tão difíceis, graças e por conta da presença dos profissionais que nos direcionaram”, agradeceu.

Galeria de Fotos

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *