“Cuidando de quem cuida”. Esse é o tema da 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Unesc (Sipat). Após dois anos sendo realizada de forma virtual, a Semana retorna presencialmente ao campus com muitas atividades e palestras voltadas ao bem-estar de todos os colaboradores da Universidade. A abertura da Sipat ocorreu de forma presencial na tarde desta segunda-feira (12/09), no auditório Edson Luiz Rodrigues, com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta e segue até sexta-feira(16/09).
“É uma grande emoção, depois de muito tempo, realizar este evento presencialmente. Teremos uma vasta programação preparada, com muito carinho, aos nossos colegas de trabalho, com atividades e palestras nos três períodos. Para confirmar a participação, com direito a certificado, basta acessar o portal do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH)”, anunciou a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unesc (Cipa), Elizangela Machado.
A reitora da Universidade, Luciane Ceretta, reforçou que um dos pilares de sua gestão é a Valorização das Pessoas, com destaque para o bem-estar de todos os funcionários. “Costumo dizer que as pessoas são mais importantes que as estruturas, por isso a importância de zelarmos por aqueles que, diariamente, ajudam a fortalecer a nossa Universidade. Neste ano, a Comissão se preocupou em oferecer aos nossos colaboradores e colaboradoras, um alerta da importância de cuidar melhor de si, do seu espaço de trabalho, do seu convívio e, assim, atingir a missão da Instituição. A Cipa está ampliando seu leque de atuação, cuidando também dos acidentes psicológicos de cada indivíduo por meio da promoção de um ambiente saudável e seguro para todos”, comentou.
Unesc mais forte em 2023
A reitora também destacou em sua fala o amor e a gratidão aos colaboradores. “Entraremos em 2023 mais seguros, podendo cuidar mais de todos. Gratidão por tudo. A gratidão define o ser humano, estou grata por tê-los na nossa Unesc. Tenho profundo amor e gratidão por todos e todas que estão conosco nessa caminhada, construindo a nossa Universidade no dia a dia”, reiterou.
A gestora do DDH, Mariléia Maciel, afirmou que a política da Universidade, de realizar uma Sipat e manter uma Cipa, está sempre voltada à preservação da saúde do colaborador. “É extremamente importante a nossa Semana. Este evento visa cuidar e nós temos um olhar voltado para a saúde e para a segurança do trabalho, em busca de promover um ambiente mais acolhedor, mais seguro e humanizado. Para refletir, preparamos várias palestras com foco no nosso tema. Reforço o convite para que todos participem”, afirmou.
O coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/Unesc), Edson Luiz da Silva, enalteceu o trabalho conjunto que é realizado com a Comissão. “A Cipa é um órgão importante dentro de uma instituição de ensino ou empresarial. Sua função é ajudar os colaboradores para evitar possíveis acidentes. Então, ela é um órgão que olha, previne e sugere ao SESMT as mudanças necessárias para a segurança de todos. Este evento não é só um cumprimento da lei, mas um momento em que os funcionários são convidados a refletir sobre prevenção de acidentes de trabalho”, pontuou.
Mágico Palestrante
A palestra de abertura da 16ª Sipat teve como convidado o palestrante Wilson José Schneider. Com truques de mágicas, ele abordou a temática deste ano de forma lúdica. “Uso a mágica como ferramenta para que as pessoas possam absorver de forma mais fácil o conteúdo. O mágico é um ilusionista e nos surpreende em cada truque, mas se repetir a mesma mágica, vai perder o encanto. Se ele revelar o segredo, perde totalmente o encanto. Assim é com o funcionário que não busca novos conhecimentos, não busca surpreender no dia a dia. Com o tempo, também vai perder o encantamento. Então temos que estar sempre inovando, nos aprimorando para que o nosso trabalho não perca o sentido”, alertou.
Os colaboradores que marcaram presença no evento de abertura elogiaram a palestra. “Gostei muito do show de mágica, mas principalmente das lições que aprendemos hoje. Precisamos cuidar de nós para depois ajudar o próximo. É muito bom saber que nossos gestores estão preocupados com a nossa segurança, saúde e bem-estar”, agradeceu Jair da Rosa, colaborador do Departamento de Projetos e Infraestrutura (DPI).
Programação da 16ª Sipat :
Para participar e receber o seu certificado clique aqui