Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Curso de Nutrição realiza mais uma
Jornada Acadêmica na Unesc

São três dias para discutir assuntos que fazem parte da atual realidade dos profissionais da área

O curso de Nutrição da Unesc realiza até quarta-feira (1º/09) a 16ª Jornada Acadêmica de Nutrição, com o tema: (In) Segurança Alimentar e Nutricional. A abertura oficial do evento ocorreu na noite de segunda-feira (29/08), no auditório Ruy Hulse, mas antes, ao longo da tarde, já foram iniciados os trabalhos abordando a formação de docentes e os estágios para o preparo de novos profissionais.
Até quarta-feira o evento contará com participação de profissionais de diversas áreas. Por meio de palestras, debates e minicursos os acadêmicos, egressos, professores e a comunidade poderão adquirir novos conhecimentos e novas abordagens da ciência da Nutrição.

À noite, após a abertura da Jornada, aconteceu a conferência sobre: “Pandemia, Fome e Inclusão”, com a participação de Murilo Lyra Pinto, nutricionista e integrante da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN) de Santa Catarina e da nutricionista Isis Gois, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para a professora e coordenadora do curso, Fabiane Maciel Fabris, o evento é muito importante porque vai agregar muito na formação desses futuros profissionais. “A Jornada oferece diversas experiências na área, repassadas por outros profissionais, que vão contribuir para essa formação acadêmica. Os alunos têm muita participação neste evento, pois escolheram os palestrantes. Existe uma comissão organizadora que é formada pelos alunos, que aprendem como organizar um evento como este. Com isto estamos possibilitando não só formar habilidades e competências na profissão, mas na gestão como um todo”, pontuou.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, avaliou que a Jornada preconiza a experiência, trazendo a realidade do mercado de trabalho para os estudantes. “Com temas altamente relevantes, que estão em pauta na agenda nacional e internacional que é a fome e a inclusão, a alimentação, como um elemento importante para a sobrevivência das pessoas na sociedade. Acredito que este evento coaduna muito com as políticas institucionais acadêmicas da nossa Universidade, trazendo à tona, temas de alta relevância, inclusive na agenda Nacional da Semana de Ciência e Tecnologia. Então eu me sinto muito feliz de poder participar desse evento com os estimados acadêmicos do curso de nutrição”, agradeceu.

Cenário da Fome

O palestrante da noite, Murilo Lyra Pinto, avalia de extrema importância a conscientização sobre o cenário de fome. “A Região Sul tem aumentado consideravelmente o número de pessoas com insegurança alimentar. Na última avaliação que nós fizemos do Município de Criciúma, em 2018, tivemos indícios de que as perspectivas de acesso à alimentação são muito ruins. Precisamos melhorar isso, porque essa avaliação será repetida no próximo ano e os dados devem ser publicados ainda no primeiro semestre de 2023”, pontuou.
De acordo com Murilo, ainda são poucas as pesquisas feitas em torno do tema. “O número é muito pequeno, principalmente por parte do poder público. As pesquisas que nós trabalhamos hoje, foram realizadas por organizações como a Universidade, tem o papel importante de produzir esses dados. Os dados que eu trago são de 2018, e já tinha sinais de que esse cenário não estava bom. Com o agravante da pandemia, acredito que piorou essa situação. Por isso precisamos de novos dados, para avaliar, como nós podemos ajudar o nosso Estado a sair do mapa da fome”, detalhou.

Público LGBTQIA+

A nutricionista, pesquisadora e mulher trans, Isis Gois, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia (PPGE) da Unifesp, abordou  virtualmente, a situação da insegurança alimentar que cresceu junto ao público LGBTQIA+ desde a implantação do lockdown, durante a pandemia de Covid-19. Para a estudiosa tudo é consequência de uma série de crises. “Uma crise não apenas sanitária no contexto de saúde, ela também foi uma crise que se associou a outras crises que estavam presentes, principalmente no Brasil, como a crise econômica, uma crise política e que já vinha partindo também de uma desestruturação nas políticas públicas voltadas para saúde. E junta tudo isto ao somatório da pandemia de Covid-19 e à perda também da empregabilidade no país. Essas causas começaram a ter um impacto para toda a população, mas, principalmente, para grupos sociais que já eram previamente vulnerabilizados, como o público trans”, explanou.

Insegurança Alimentar

Fabiane, coordenadora do curso, iniciou de forma rápida a abordagem do tema, explicando a existência de três tipos de insegurança: a leve, moderada e grave, que, conforme ela, abrange as pessoas que realmente passam fome. “É uma questão que afeta diretamente a todos e está relacionado ao desemprego e às questões econômicas que estamos passando. Também vamos falar da obesidade, que tem aumentado significativamente e tudo isso faz parte da segurança alimentar, já que muitas pessoas não têm acesso ao alimento saudável e adequado”, explicou.
A acadêmica da segunda fase, Júlia Brandis da Silva, está ansiosa para participar da sua primeira Jornada do curso. “Considero bem importante para termos um conhecimento maior das áreas que a nutrição pode atuar. Este evento vai nos dar uma noção maior das oportunidades que existem fora da Universidade. Já é um bom começo para conhecermos coisas novas na área da Nutrição. Teremos informações de diversas áreas de atuação e aquela que eu gostar mais, poderei ir mais a fundo e me direcionar para aquela possibilidade profissional”, avaliou.

Veja a programação do evento:

30 de agosto – Terça-Feira – 17h30min

1ª Mostra de Materiais Educativos – Local: Hall de entrada do Bloco S
19h – Auditório Ruy Hulse – Debate: Importância do cooperativismo e Sustentabilidade e Alimentação Escolar
Maria Regina Romagna Pasetto (Coofanove)
Loiva Perdoná – Cooperativa Nosso Fruto Roberto Longhi – EPAGRI
Carolina Dias Mariconi – Secretaria Estadual de Educação
Suene Souza – Secretaria de Estado da Educação

31 de agosto – Quarta-feira – 18h – Hall do Auditório Ruy Hülse

Lançamentos de livros

“Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição da Teoria à Prática”
Maria Terezinha Antunes e Simone Morelo dal Bosco

“Políticas De Alimentação Escolar Das Décadas 1960 – 1970”
Paula Rosane Vieira Guimarães

“Dinâmicas para Capacitação em estabelecimentos de Alimentação Coletiva”

Alessandra Ghisi, Amanda de Vargas de Oliveira, Daniela Bianchini Roso, Ana Caroline Damiani Paulino, Geani Bilésimo Daros Ferreira, Filipe Fernandes Gabriel, João Carlos Denoni Júnior

19h – Auditório Ruy Hülse

Nutrição e áreas emergentes
Bruna Bopsin – Nuttriné
Lara Felisbino – Clínica Debiazi
Vitória Jung – Coco Bambu
Daniel Faria Feroldi “Veritá Saudável de Verdade”

01 de setembro – Quinta-feira

14:30 – 17h30

Minicurso 1: Restrições Alimentares
Ministrante Daniela Dacoregio
Local: Laboratório de Nutrição e Gastronomia

19h – 22h

Minicurso 2: Alimentação Infantil/ Seletividade Alimentar
Gabriela Búrigo
Local: Laboratório de Nutrição e Gastronomia

Minicurso 3: Nutrição Esportiva
Marcelo Carvalho
Local: Bloco R2 – Sala 202

Minicurso 4: Comportamento alimentar
Morgana Pesenti Maurício Lopes
Local: Bloco R2 – Sala 307

Fotos e Texto: Décio Batista

 

Galeria de Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *