O pesquisador da Unesc Felipe Dal Pizzol ganha mais uma vez destaque mundial. Desta vez, ele aparece em artigo da revista Frontiers in Medicine, revista com o maior número de publicações e citações sobre a Sepse nos últimos 20 anos (2001-2021).
Conforme a revista, Dal Pizzol publicou 61 artigos e foi citado 930 vezes. “O artigo analisou a produção científica em um tema específico da sepse, que é a disfunção cerebral. Uma das coisas que o artigo levantou é que neste período eu apareço com o maior número de publicações na área e maior número de citações sobre o tema”, fala o pesquisador.
A análise da revista revelou que os termos mais populares na forma de rótulos de agrupamento foram doença crítica, encefalopatia associada à sepse, sepse polimicrobiana, síndrome da encefalopatia posterior reversível, cérebro de rato, unidade de terapia intensiva, sepse prévia, hidrogênio molecular, inflamação drive, encefalopatias metabólicas, fisiopatologia do delírio e neurociência clínica.
A publicação da Frontiers in Medicine identificou que ao longo destes 20 anos, mais de 1,5 mil artigos sobre o assunto foram publicados. “Nesse período, o número de manuscritos aumentou de forma constante e atingiu o pico em 2021”, cita a publicação.
A sepse
A sepse é uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa resposta inadequada pode levar ao mau funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente. Essa infecção pode ser bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou por protozoários. O tema é foco de intensos estudos de Felipe no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc.