
Apresentação das ações de volta às aulas e organização do campus para este segundo semestre de 2022 que se inicia na segunda-feira (1º/08). Esse foi o objetivo do encontro entre a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e lideranças dos Centros Acadêmicos da Universidade, nesta quinta-feira (28/07).
Manter o diálogo aberto e constante com acadêmicos da instituição é uma das premissas da gestão. “Esse bate-papo sempre é enriquecedor. Nossa Universidade é plural, democrática e participativa e prima pelo constante diálogo. Estaremos sempre de portas abertas a todos”, comentou a reitora.
O presidente do DCE, Vittor Teixeira, também destacou a importância dessa ação. “Isso é importante para pensarmos juntos na melhor maneira de acolher os nossos acadêmicos e estamos aqui para dar todo apoio”, reforçou.
Na segunda-feira, dia de retorno das aulas, conforme contou o Diretor de Ensino, Marcelo Feldhaus, o campus estará com monitores disponíveis para auxiliar cada um. Para ajudar com os novos alunos, monitores estarão em diversos pontos da Unesc para dar orientações. O mapeamento das salas também será encaminhado aos centros acadêmicos e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Essa ação em conjunto com cursos é muito importante para melhor acolher os acadêmicos”, disse o professor.
Adote um calouro
Ainda durante o encontro, os acadêmicos do curso de Direito compartilharam as grandes experiências vividas na Unesc e a busca pelo auxílio a cada calouro como forma de acolhê-lo. A ação “Adote um Calouro”, criada pelo curso, ganha a cada dia mais adeptos e é um sucesso, segundo a aluna Natana Daminelli de Oliveira. “Nós abrimos inscrições para veteranos e calouros. Fechamos duplas e a partir daí o veterano acompanha o aluno e ajuda a tirar todas as dúvidas e a conhecer as oportunidades que a Unesc oferece. Eles circulam pelo campus e dão todas as orientações. É uma integração muito forte e conta como horas complementares”, explicou, acrescentando que cada veterano inscrito, conforme as experiências anteriores, fica responsável por ajudar dois calouros.
Thifanny Fernandes do curso de Farmácia também contou a sua experiência ao chegar na Unesc. Ela lembra com detalhes o dia da recepção aos calouros. “A recepção ilumina o acadêmico e eu fiquei encantada com o que fizeram em 2019. Foi uma experiência incrível e por causa disso entrei no coral da Unesc. Fizemos um tour, conhecemos de fato a grandiosidade da Instituição. Me senti muito acolhida pela Universidade”, detalhou.
Já Gabriela Minhos, do curso de Enfermagem, aproveitou o momento caloroso proposto pela gestão para relatar todas as oportunidades que a Unesc vem ofertando ao longo da sua trajetória. Ela, que começou como voluntária nos projetos de extensão, não perdeu a chance de bolsa com projetos de pesquisa. “Todos podem ter a mesma oportunidade que tive. Temos muitos projetos”, finalizou.