“Nós iniciamos essa caminhada, há alguns anos, confiantes na educação, na ciência, no poder transformador da sociedade em nosso papel como indivíduo e que essas premissas continuem pautando nossas atitudes daqui em diante. Que a nossa conduta profissional não seja nada menos que humanizada, pois, se tivemos o privilégio da educação, que saibamos retribuir tal virtude em prol do cuidado e no desenvolvimento na sociedade”.
As palavras emocionadas das graduandas Amanda Caetano e Viviane Pesseti representaram o sentimento de todos os formandos participantes da Colação de Grau dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Odontologia, do primeiro semestre de 2022, da Unesc. A celebração aconteceu na noite desse sábado (23/07), no Espaço Flor de Liz, em Criciúma.
Em noite festiva, os novos bacharéis e bacharelas relembraram a trajetória acadêmica, os desafios e alegrias da formação profissional e que, com o apoio dos professores, familiares e amigos, a caminhada tornou-se mais leve. Com muito carinho e gratidão, a bacharela em Odontologia, Jêimi Maia Rodrigues, lembrou o quão importante foi o apoio dos pais nesse processo: “Dedicamos a vocês, pais aqui presentes, ausentes ou que já não estão mais entre nós, esse título que hoje nos foi entregue. Queremos compartilhar com vocês que sempre estiveram dispostos a fazer qualquer sacrifício por nós nessa conquista”, discursou emocionada.
Zenaide Rossi dos Santos, mãe da nova engenheira civil, Maria Clara Rossi dos Santos, prestigiou a solenidade com a certeza de que o investimento na educação da filha trará bons frutos. “Foi muita correria, muita luta, mas a gente se ajudava bastante porque uma filha merece. Será uma engenheira muito competente”, destacou.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta, paraninfa de todas as turmas, reforçou aos novos graduados e familiares presentes sobre a relevância da Instituição para a sociedade. “Onde quer que vocês estejam, sejam sempre embaixadores da defesa e da proteção desta Unesc que nasceu comunitária, se desenvolveu comunitária e será perene com comunitária. Um verdadeiro patrimônio intelectual do Sul do Estado de Santa Catarina, que reinveste seus resultados no desenvolvimento da sua região”, enfatizou.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: