Professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc foram agraciados com menções honrosas concedidas pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), durante o XIII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que teve como tema central “Etnobiologia no Brasil no Desafio das Fronteiras”. O evento ocorreu na Universidade Estadual do Mato Grosso, em Cáceres, Mato Grosso, na última semana, e contou com a participação de universidades e conferencistas de todo o Brasil e do exterior.
Dentre os cinco melhores trabalhos apresentados no formato de apresentação oral, dois foram da Unesc. As produções fazem parte de pesquisas que estão sendo desenvolvidas em um projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc) e teses em andamento no PPGCA, sob a orientação dos professores doutores Vanilde Citadini Zanette e Carlyle Torres Bezerra de Menezes. O prêmio Darrell Posey tem o propósito de estimular a formação de recursos humanos e pesquisa científica nas áreas de Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil.
A doutoranda Elaine Puzinsky, que é orientanda da professora Vanilde foi quem fez a apresentação do trabalho. O segundo projeto foi discorrido pelo professor Carlyle, que segue a linha de pesquisa percorrida pela doutoranda Ana Paula Matos, sua orientanda.
Conforme ele, o projeto de pesquisa do qual se originou os dois trabalhos está sendo desenvolvido de forma articulada com três pesquisas de tese de doutorado em andamento e pretende realizar um diagnóstico socioambiental ao longo da bacia hidrográfica do Rio Urussanga, desde as principais nascentes do rio Urussanga, até o seu estuário. “Neste sentido, além de subsidiar a formulação e proposição de políticas públicas com vistas à melhoria das condições de sustentabilidade, o projeto deverá contribuir para a transição agroecológica das atividades atualmente existentes, bem como identificar potenciais alternativas para a reconversão socioambiental da região carbonífera Sul catarinense”, comentou o professor.
Neste evento, além de professores e acadêmicos da Unesc, a comitiva contou com a participação com egressos do PPGCA e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade.
Unesc sediará próximo congresso
O próximo Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, previsto para 2024, terá como sede a Unesc. A proposta para sediar o evento foi aprovada em assembleia geral de encerramento do encontro no Mato Grosso. Os professores Vanilde Citadini Zanette e Carlyle Torres Bezerra de Menezes foram escolhidos como presidentes e vice-presidentes da Comissão Organizadora.
A XIV edição do encontro contará com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio dos professores vinculados nesta instituição na área do conhecimento da Etnobiologia, Etnobiologia e Ciências Ambientais.