Geral

Curso de Pedagogia promove evento “Além dos Muros da escola: a Pedagogia em espaços não formais de educação”

O curso de Pedagogia da Unesc realizou, nesta semana, a terceira edição do evento “Além dos Muros da escola: a Pedagogia em espaços não formais de educação”. O evento, realizado no auditório Ruy Hülse, debateu o tema e apresentou os resultados do projeto “Com uma bolsa amarela: a Pedagogia (en)caminha(-se) pelo território educativo”, desenvolvido com os acadêmicos 5ª e 8ª fases do curso.

Em primeiro momento o debate sobre o assunto em referência teve início em sala de aula, com a presença de convidados, nas disciplinas de Pedagogia nas Organizações e Processos Educativos Não Escolares. Nesse semestre, em especial, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social, ocorreu o fortalecimento e a ampliação da atuação pedagógica no campo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no Serviço de Acolhimento Institucional junto às crianças e adolescentes.

Como proposta acadêmica inédita e com a perspectiva de continuidade, o projeto “Com uma bolsa amarela: a Pedagogia (en)caminha(-se) pelo território educativo”, foi oferecido à secretaria com o objetivo de atrelar a teoria e prática, aos estudantes, propiciando o exercício da graduação dentro da área de atuação.  O trabalho de extensão foi realizado por 40 acadêmicos que atuaram em dez equipamentos da assistência social, sendo sete Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e três Instituições de Acolhimento, com o envolvimento de 230 crianças.

Conforme a professora Fernanda Paim, os universitários tiveram a oportunidade de atuarem ‘profissionalmente’ nas oficinas realizadas nos Cras de Criciúma. “Eles também realizaram algumas intervenções pedagógicas junto às crianças e adolescentes acolhidos nos abrigos institucionais da cidade. Acredito que foi uma experiência marcante para os alunos e muito enriquecedora”, comentou.

Também dentro da proposta foram arrecadados 2.500 livros através de campanha realizada junto a população criciumense. A Secretaria de Assistência Social ficará responsável pela distribuição dos livros arrecadados aos equipamentos, que se vincula ao projeto intitulado “SUAS Leituras”. A proposta é a criação de cantinhos de leitura com o intuito de disponibilizar para toda a comunidade o acesso à leitura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *