“Prometo que vamos fazer o nosso máximo e colocar a voz dos alunos à frente”. A frase da presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc, Ana Beatriz Gonçalves, resume o motivo pelo qual ela e os colegas criaram a chapa “Colégio Unesc em Movimento”, eleita na semana passada.
A posse do grupo ocorreu na manhã desta segunda-feira (04/07), em cerimônia realizada no Auditório Ruy Hülse. “Só tenho que agradecer, porque foram muito mais votos do que esperávamos, o que nos deixou surpresos, mas, acima da surpresa, veio a felicidade de tanta confiança que os alunos colocaram na gente, nos dando esta responsabilidade. O nosso principal motivo de criar a chapa foi de representar os alunos”, diz.
Ana e seus colegas saíram vitoriosos em um processo eleitoral que contou com quatro chapas que foram submetidas ao pleito que ocorreu nos corredores da escola na última quarta-feira (29/06). “Resta uma alegria imensa em saber que estamos de forma completa. Quando assumimos a gestão, ampliamos o número de estudantes, veio mais uma coordenadora, chegando mais professores para atender todos os componentes curriculares. Agora, estamos legitimados por este processo maravilhoso que aconteceu. Que bom que um dia alguém criou o Grêmio Estudantil, porque se não fosse este passo, hoje não estaríamos aqui. Por este motivo, hoje me alegro por saber que temos representantes para falar em nome dos alunos”, cita a diretora do Colégio Unesc, Gisele dos Passos Vieira.
Gisele fala ainda que a direção sabe que os alunos possuem reivindicações e várias que foram apresentadas no debate já têm planejamento e recurso para serem colocadas em prática. “Vai ser muito bom ouvir, além do espaço de se manifestar, e trazer soluções, porque o mundo está cheio de gente trazendo problemas e temos poucas pessoas em busca de soluções e elas estão nas entrelinhas, por quem vive naquele espaço. Quando o estudante enxergar qual for a situação, pense que é a necessidade daquele estudante que merece ser ouvida com respeito, sempre com a solução. Vocês estarão com as portas abertas, iremos conversar, cada um com o seu ponto de vista, o seu olhar”, completou a diretora, se direcionando aos estudantes.
Reativação
O Grêmio Estudantil João Monteiro, foi reativado após dois anos suspenso devido à pandemia, com um trabalho que teve início em abril. Desde então, os alunos foram apresentados ao processo eleitoral para criação das chapas, passaram por um debate, até chegar na eleição.
“É muito bom poder finalizar um processo que dará início ao Grêmio Estudantil. Vivenciamos várias experiências, começando pelo desafio do Novo Ensino Médio, por meio do itinerário formativo de área. Este grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio topou o desafio de entrar na área de Ciências Humanas, onde surgiram diversas ideias, algumas ficaram arquivadas para um segundo momento deste itinerário, mas nasceu a importância de resgatar alguns processos já vividos na escola, entre eles, o Grêmio Estudantil”, enfatiza a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes.Mainara Figueiredo Cascaes.
Conforme Mainara, acompanhar a posse da nova gestão representa um ato democrático em uma escola na qual os alunos têm voz e vez. “Agora vocês são representados por um grupo de estudantes que tem a missão de estar com este diálogo constante. Quem sabe daqui a alguns anos não teremos futuros candidatos a vereadores, gestores de escolas e de empresas, porque começaram este movimento estudantil. Isso nos orgulha e nos dá esperança”, completa.