Geral

Acadêmicos promovem conscientização e preservação do Meio Ambiente

Em alusão a Semana do Meio Ambiente, os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia, acompanhados das professoras Mainara Cascaes e Yasmine da Cunha, trouxeram atividades sobre sustentabilidade para a comunidade de Forquilhinha, na manhã de sábado (11/06) e, no Eco Festival, na tarde de domingo (12/06), no Parque Altair Guidi, em Criciúma. As ações ocorreram em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) por meio do projeto Sesc Comunidade e a Diretoria Municipal do Meio Ambiente de Criciúma.

Os acadêmicos explicaram para crianças, adolescentes e comunidade em geral, sobre a decomposição dos produtos e a importância da sustentabilidade, por meio de atividades lúdicas remetendo à temática. Na manhã de sábado, os acadêmicos de Ciências Biológicas e Pedagogia receberam a comunidade de Forquilhinha no Sesc Comunidade e, no domingo, os cursos de Geografia e Ciências Biológicas estiveram no Eco Festival, em Criciúma, promovendo a educação ambiental com a produção de bonecos ecológicos, minicomposteiras e apresentação de dois projetos de extensão interdisciplinares: “Educação ambiental e preservação da reserva do Aguaí nas escolas do território Paulo Freire II”, dos cursos de geografia, matemática e ciências biológicas, e “Implantação dos ODS no plano de recursos hídricos dos comitês de bacia de Urussanga e Araranguá”, dos cursos de engenharia ambiental, geografia e ciências biológicas.

De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas, Mainara Cascaes, ações como essa são importantes para a conscientização das crianças da nossa região. “Explicar para as crianças a importância do meio ambiente por meio de atividades lúdicas torna o aprendizado mais rápido e eficiente”, comenta.

O Sesc Comunidade é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades, contribuindo para a materialização da inclusão social, ampliando o acesso e promovendo a qualificação dos indivíduos e organizações comunitárias, proporcionando atividades diferenciadas e integradas que favoreçam o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social.

O Eco Festival Criciúma ofereceu um dia totalmente voltado à família e ao meio ambiente com diversas atividades e brincadeiras no parque.

“Os movimentos feitos pelos projetos de Extensão permitem que os alunos conheçam, de fato, as necessidades da comunidade e auxiliem na resolução de problemas reais. Um aprendizado para a formação profissional e humana de acadêmicos de todas as áreas do conhecimento”, enfatiza a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego.

Confira a galeria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *