Sinônimo de mudanças e melhorias, não é novidade que a inovação está cada vez mais presente na vida de todos. A educação não se difere e a Unesc sabe utilizar muito bem isso em favor do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, que formam o tripé da instituição.
A Universidade, inclusive, criou um robusto Hub de Inovação que contribui com acadêmicos, professores e comunidade em geral. Nesta e na próxima semana, todo este ecossistema está sendo apresentado a coordenadores e adjuntos de todas as áreas da Universidade. “Possuímos espaços do conhecimento que alguns não transitam por pensar que não são espaços de todos ou por achar que ali não podemos nos reconhecer. Acredito que o cenário que nós estamos vivendo, com tantas transformações, nos coloca no centro de todos estes espaços, olhando para eles e buscando pontos de conexão. A inovação é, na nossa Universidade hoje, um destes pontos, que vem sendo debatido ao longo do tempo e que precisa ser este espaço de conexão para além do cenário externo também, essencialmente o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Os workshops, que acontecem no Talent Lab, localizado no Iparque, tiveram início nessa quarta-feira (08/06), quando participaram os coordenadores e coordenadores adjuntos da área de Ciências Sociais Aplicadas. Na manhã desta quinta-feira (09/06), participaram os profissionais de Humanidades, Ciência e Educação. Já a parte da tarde foi dedicada às Ciências, Engenharias e Tecnologia. Na próxima quarta-feira (15/06), será a vez dos cursos da área da Saúde.
“Vivenciamos um movimento de inovação curricular e pedagógica, concluindo um primeiro semestre deste processo, logo temos todo o projeto pedagógico institucional para ser ressignificado e reconstruído por todos nós e, dentro dele, algumas discussões relativas ao que se faz nos outros lugares da instituição, entre elas, a inovação. Temos expertises interessantes, tecnologias diferenciadas de ensino e aprendizagem. Uma das temáticas do Hub de Inovação é a Educação 4.0, que é dedicar-se à metodologias de ensino e aprendizagem que se conectem ao cenário atual como o ensino híbrido”, acrescenta a reitora.
Impulso ao empreendedorismo
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, lembra que em 2015, surgiu na Instituição o Núcleo de Empreendedorismo que tem a finalidade de desenvolver capacitações voltadas à liderança empreendedora e promover projetos estruturantes na Universidade para atender as demandas internas e também da comunidade em geral. “A inovação é enxergar uma nova forma de se fazer, mas também é um mobilizador de compartilhamentos. Uma vez estando envolvido no processo de inovação, você é impulsionado a desenvolver comportamentos direcionados para a transformação do meio. Se envolver com um processo de transformação que requer tempo, pesquisa e apropriação de mais informações para entender melhor o que você está fazendo para fortalecer o seu projeto chama-se empreender. Ou seja, você está empreendendo energia naquilo que você acredita”, salienta.
Por falar em inovação, a Universidade apresenta o Unesc Connect em evento que acontecerá na próxima segunda-feira (13/06), no AM Master Hall. Através do programa, a instituição colocará o seu ecossistema de inovação e empreendedorismo à disposição de toda a região.