Geral

Acadêmicos e docentes de Pedagogia EaD participam de evento sobre Práticas Pedagógicas Educomunicativas na Educação

O encontro via google-meet contou com a presença do professor e Doutor em Educação Rafael Gué Martini (Fotos: Divulgação)

Tendo como objetivos conhecer o contexto da Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE) e refletir sobre as práticas pedagógicas educomunicativas na educação básica, estudantes e professores do curso de Pedagogia EaD da Unesc Virtual participaram na noite dessa quarta-feira (08/06) da Dinâmica Interdisciplinar Profissional (DIP). A iniciativa contou com a contribuição do professor doutor Rafael Gué Martini, da UDESC, que compartilhou práticas exitosas na perspectiva educomunicativa.

A DIP buscou articular os conteúdos de disciplinas do Nível 10: Processos Pedagógicos da Cultura Digital; Processos Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos; Processos Pedagógicos de Língua Portuguesa, além de possibilitar reflexões e inspirações para a promoção do protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, os meios de comunicação desempenham um papel significativo no acesso e disseminação da informação, na construção de significados e na interação entre sujeitos. Atuando de forma transversal, a comunicação decorre, participa e transforma de forma significativa o modo de ser, pensar, agir e, consequentemente, de educar. 

“Frente às transformações e direcionamentos que vêm constituindo a cultura digital, se busca as contribuições da relação Educação e Comunicação, no campo da Educomunicação, como paradigma orientador de práticas pedagógicas, de modo a favorecer: a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos; o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e à aprendizagem colaborativa; e a valorização do protagonismo juvenil incluindo-os na gestão de suas aprendizagens”, afirmou Martini.

A Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE) é um caminho de ação para que se ampliem as possibilidades de atuação e mediação dos educadores e educandos quando se trata da interface Educação e Comunicação. Dentre os fundamentos da PPE, estão a comunicação dialógica e emancipatória no uso das mídias buscando potencializar os espaços de diálogo e expressão na escola, promovendo ecossistemas comunicativos entre professores, estudantes e comunidade escolar de modo geral, favorecendo o exercício democrático da cidadania de forma crítica, com sujeitos conscientes de si e de seu papel na sociedade.

Conforme a professora mestra Guiomar da Rosa Bortot, coordenadora do curso de Pedagogia na modalidade a distância da Unesc, o encontro foi muito importante para o curso. “O palestrante trouxe experiências fantásticas aos nossos acadêmicos, possibilitando fazerem a relação-teoria e prática, contribuindo de forma significativa para a sua formação. A DIP é um espaço em que convidamos profissionais da área da Educação, para que contribuam com a formação dos nossos estudantes, oportunizando na prática a vivência interdisciplinar no curso. A interface entre educação e comunicação proposta pelo professor Rafael, proporcionou reflexões significativas a partir da tecnologia como instrumento para potencializar os diálogos no processo de ensino e aprendizagem nas escolas”, pontuou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *