Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Professor da Unesc participa da Semana ODS na Prática

Universidade é uma das signatárias e encontros ocorreram de forma virtual (Fotos: Reprodução)

“Agenda 2030 e os ODS: como tudo começou”, “Relatório Luz e os desafios do Brasil no alcance dos ODS” e “Um olhar para o futuro: o que a ciência aponta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças (IPCC)”. Esses foram os temas debatidos na Semana ODS na Prática. De forma online, o evento ocorreu nos dias 23, 25 e 27 deste mês e reuniu voluntários, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e órgãos públicos. O encontro é uma ação coordenada entre os Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas relacionadas aos ODS, realizadas em parceria com os signatários do Movimento e a Unesc é uma delas.

“Várias das ações e projetos desenvolvidos pela Universidade estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou o professor Abel Corrêa de Souza, representando a Universidade.

Programação

Durante a abertura do evento, no dia 23 de maio, foram discutidos o histórico e como tudo começou, passando pela primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de Desenvolvimento, em Escolmo, na Suécia, seguindo até a Rio 92, com a Agenda 21, para se chegar nos Objetivos do Milênio (ODM), quando nasceu o Movimento Nós Podemos Santa Catarina. O tema foi abordado pela Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina Camile Bruns.

Os desafios do Brasil para o alcance das metas dos ODS foi o tema do segundo encontro, dia 25 de maio. Para esta conversa, o ODS em Pauta contou com a participação de Thiago Gehre Galvão, coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. E para finalizar a agenda do dia, a especialista em Política Climática do Observatório do Clima Stela Herschmann fez um olhar para o presente e futuro, falando sobre o que a ciência aponta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças.

A ação, que iniciou em 2019 ocorre todos os anos na última semana do mês de maio. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, a ser alcançado por meio do alcance das metas e indicadores estabelecidos nos ODS, compromisso global pactuado por 193 países na ONU em 2015.

Propõem 17 metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, com prazo até o ano de 2030. “É um plano de desenvolvimento para o país e para todas as pessoas. O mundo precisa disso e a Unesc está sempre engajada nesses movimentos, dando a sua contribuição”, finalizou Souza.

Confira:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *