Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Fórum Gemellaggio do Amanhã planeja o futuro da parceria entre Urussanga e Longarone

Evento ocorreu na manhã deste sábado e teve a participação da Unesc. (Foto: Caroline Bortot/Agecom/Unesc)

A Unesc é uma Universidade Comunitária, mas também com conexões globais e é por isso que a instituição se envolveu em mais uma ação que visa o desenvolvimento do Sul do estado: Fórum Gemellaggio do Amanhã. Mais precisamente, o Gemellaggio entre Urussanga e a italiana Longarone.

Mas antes é preciso entender o que é o Gemellaggio entre os dois municípios.

Em 26 de maio de 1992, Urussanga, no Sul de Santa Catarina, firmava com Longarone, uma comuna da Itália, um pacto baseado em laços de amizade, cultura e desenvolvimento. Para comemorar o 30º aniversário do acordo renovado a cada cinco anos, conhecido como Gemellaggio, a cidade urussanguense preparou uma festividade, que iniciou na última quinta-feira e se estende até 29 de maio.

Após estas três décadas, é preciso planejar o futuro desta parceria, por isso, Unesc, Som Maior, Portal 4oito e Prefeitura de Urussanga se uniram na realização do Fórum que ocorreu na manhã deste sábado (21/05). “A Unesc tem um setor específico para o planejar e acompanhar o desenvolvimento dos municípios. Estou certa, que a partir de hoje, poderemos potencializar muito, ainda, as discussões que aqui surgirem, transformando-as em projetos estruturantes que, talvez, até, ultrapassem a questão do próprio pacto da amizade, mas sim, construam oportunidades de ampliar, ainda mais, o desenvolvimento socioeconômico da nossa Urussanga, compartilhada com Longarone, aquela cidade charmosa, que como Urussanga, tem gente trabalhadora e focada no desenvolvimento. Territorialmente, são muito parecidas. Agora, depois de uma pandemia, elas têm o desafio de retomar esse pacto que amplia ainda mais as oportunidades”, comenta a reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

Com a experiência de ter elaborado o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec e atualmente atuar na elaboração do Plano da Amesc, a Unesc implantou a sua metodologia no Fórum Gemellaggio do Amanhã, instigando assim, a população urussanguense a participar e pensar no futuro da parceria com Longarone.

O prefeito de Urussanga, Jair Nandi, também destacou a importância do momento. “Este é um momento singular. Temos falado que esse é um processo histórico muito importante. Quando nós pensamos nessas comemorações, imaginávamos relembrar o processo histórico, como foi importante para Urussanga, onde o sonho das pessoas em transformar o pacto permitisse um investimento significativo na cidade, além da amizade e do desenvolvimento socioeconômico que também existiu. Hoje, temos a oportunidade de discutir aquilo que se quer para os próximos 30 anos. Temos certeza que sairá um pacto de trabalho. O Gemellaggio existe para relembrarmos a nossa história, porque os nossos antepassados construíram tudo isso, cabe a nós sabermos cultivar e dar perenidade. O mundo está muito virtual, os pactos de amizade entre as nações são extremamente importantes”, diz.

O prefeito de Longarone, Roberto Padrin, não esteve presente, mas enviou uma mensagem em vídeo aos cidadãos da cidade irmã. Sou prefeito de Longarone desde 2009 e, portanto, devo dizer que primeiro fui jornalista correspondente do Gazzettino e escrevi muito nos últimos anos, primeiro no papel de jornalista e desde 2009 como prefeito. E escrevi sobre as relações que existiram e que existem entre Urussanga e Longarone. Devo dizer que as primeiras coisas que me vêm à cabeça são as duas viagens que fiz ao Brasil quando vim visitá-los. Foram duas experiências de vida extraordinárias. Acima de tudo, pude tocar os verdadeiros valores da amizade, fraternidade, carinho e hospitalidade. A forma como a comunidade de Urussanga nos acolheu foi algo único e extraordinário que levarei sempre no coração, e são de fato os valores mais importantes, porque Urussanga é uma cidade que foi construída por nossos ancestrais que partiram há séculos”, fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *