Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Museu da Infância da Unesc lança
jogo de tabuleiro “Corrida para o Museu”

Alunos e alunas do segundo ano inicial do Colégio Unesc se divertiram com o novo brinquedo(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O Museu da Infância da Unesc realizou, nesta sexta-feira(20/05), atividades alusivas ao Dia do Museu, comemorado no último dia 18 deste mês. As ações estão cadastradas na 20ª Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema “O Poder dos Museus” e faz parte da promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Conselho Internacional de Museus (Icom-Brasil).

No período da manhã, o Museu da Infância da Unesc promoveu uma palestra com a egressa da Universidade, Ana Rosado Teixeira, que dialogou sobre “Infância e o desenvolvimento de competências sócio emocionais: aprendendo com a cultura indígena”. O encontro foi transmitido ao vivo pela página do Instagram do Museu, direto do Espaço Expositivo 1, no bloco da Reitoria.

À tarde aconteceu o lançamento do jogo de tabuleiro “Corrida para o Museu” para os alunos do segundo ano do Colégio Unesc. Na oportunidade a professora e coordenadora do Museu, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, presenteou o colégio com exemplares do brinquedo.

O jogo de tabuleiro despertou muita curiosidade aos pequenos. O jogar o dadinho, correr as casinhas, ler as mensagens, movimentar os botões coloridos e alcançar o objetivo, provocaram um alvoroço no corredor térreo do bloco P. A novidade promoveu interação, disputa sadia e conhecimento entre os diversos grupos formados em volta dos tabuleiros.

Para a aluna do segundo ano 2, Manoela Pescador Urbano, o brinquedo é muito legal. ”Eu gostei muito do tabuleiro. Achei bem legal as cores dos botões e é muito fácil brincar. Gostei mais desse brinquedo, do que ficar no tablet ou no celular, é mais divertido”, avaliou.

Na avaliação da professora da Manoela, Regiane Borges Delfino, a ideia é muito bacana e divertida. “As crianças estão adorando explorar o jogo da corrida do museu e está sendo uma semana bem atrativa, diferente. Eles estão se divertindo em grupos, isto é bem bacana. Parabéns à equipe do Museu pela iniciativa”, comentou.

A professora Paula Alves, do segundo ano 1, considerou muito válida a iniciativa. “Muito legal, principalmente agora, depois da pandemia. Resgatar essa questão de jogo de tabuleiro, considero uma proposta incrível. Quando criança eu nunca tive contato com jogos de tabuleiro. Estou tendo o primeiro contato agora. Muito bacana, mesmo! Parabéns professora Lenita e a todos pela criatividade”, declarou.

Conforme Lenita, o projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo Municipal e teve como proposta o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para ser distribuído nas escolas. A equipe do Museu da Infância foi a responsável pela pesquisa, criação e desenvolvimento do jogo. As primeiras 600 unidades estão sendo distribuídas para a 20ª Gerencia Regional de Educação de Criciúma (Gered), secretaria municipal de Educação de Criciúma e instituições educacionais.

“O nosso objetivo é que o jogo de tabuleiro do Museu da Infância passe a despertar mais o interesse das crianças em brincar com os seus pares, brincar em grupo, brincar em família. Porque as crianças estão ficando muito habituadas aos jogos tecnológicos, no computador, no celular ou no tablet. Por sinal, quando da apresentação do jogo, as crianças perguntaram: mas é um jogo de tablet ou de tabuleiro? ”, explicou Lenita.

Lembrando a infância

A ideia de produzir um jogo foi da coordenadora Lenita, que foi buscar na sua infância a inspiração. “Lembro-me bastante da minha infância. Eu não brinquei com jogos prontos. As nossas brincadeiras eram inventadas, eram criadas do nada, confeccionadas com elementos da natureza. Tínhamos acesso a raríssimas brincadeiras na escola e livros infantis, alguns raros na escola também. Brincar é de extrema importância, faz parte do desenvolvimento cognitivo da criança. O brinquedo promove a interação, é algo extraordinário e você não controla, é pura vibração. A gente vê a alegria das crianças brincando, a integração de cada equipe durante a partida. Estou muito feliz de ser a idealizadora dessa proposta”, pontuou.

Apoio

O jogo de tabuleiro “Correndo para o Museu”, tem como objetivo levar os jogadores até as instalações do Museu da Infância. Só que, durante o percurso, os participantes conhecem os brinquedos que fazem parte da coleção do Museu.

O tabuleiro faz parte do projeto “Hora de Estudar – Hora de Brincar”, contemplado com recursos oriundos do Edital Cultura Criciúma 2021, da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com o apoio da Unesc, do curso de Pedagogia, da Brinquedoteca, da Prefeitura de Criciúma e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *