Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
CRIO

Executivo de empresa incubada na Unesc apresenta ideias e objetivos durante evento do Centro de Inovação Regional de Criciúma

Experiência de multinacional e startups regionais também foram destaque (Fotos: João Pedro Alves)

Debater o ecossistema de inovação no Sul do Estado, assim como a relação entre empresas consolidadas e os novos modelos de negócio. Este foi o objetivo do evento que ocorreu na noite dessa segunda-feira (16/05), na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Promovido pelo Comitê de Implantação do Centro de Inovação Regional de Criciúma (CRIO), o encontro reuniu empresários e especialistas com o intuito de fomentar o empreendedorismo, o conhecimento e, principalmente, a inovação na região.

Entre os destaques da noite esteve o empresário Fábio Feltrin Silveira, CEO da startup iForth Sistemas Inteligentes, uma das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica da Unesc. A iForth, fundada em 2015, atua na gestão do processo cerâmico e colabora com os bons resultados do setor que é uma das fortalezas do Sul de Santa Catarina.

Durante o encontro, Fábio fez uma breve apresentação com foco nas ideias, objetivos de mercado e o status de crescimento e simulou uma rodada com investidores. Também participaram das pitches os representantes das startups Nextfit, Team Move e Proxpect.

Com a aproximação com a Universidade, Fábio encontrou no Talent Lab, espaço especialmente pensado para um ambiente de inovação, o lugar ideal para o dia a dia da empresa. Foi ali, na sala localizada no Parque Científico e Tecnológico (IParque) da Unesc, que a rotina da iForth contou com apoio e orientação de todo o ecossistema de inovação oferecido por meio de professores e colaboradores para seu crescimento.

Palestra

Ainda durante o evento, o gerente executivo de planejamento estratégico, inovação corporativa e corporate venture na Dexco, Renato Maruichi, abordou a experiência da companhia, que vem avançando em políticas de incentivo a ideias de colaboradores, além de investimentos em startups.

“Nesse processo aprendemos a necessidade de se conhecer boas práticas de outras organizações, mesmo quando não são do nosso setor, fazer esses exemplos circularem. Assim como internamente os setores de comunicação e recursos humanos são fundamentais. As áreas de inovação têm que saber para que existem e principalmente saber se comunicar”, orienta.

O propósito de todas as políticas articuladas pela Dexco interna e externamente visa alçar a condição de protagonista nos mercados de construção civil, materiais de construção e decoração quando o assunto é inovação. “A área de inovação precisa estar intimamente conectada a quem está nas decisões estratégicas das organizações. Uma das definições, por exemplo, foi que as startups, para receberem investimentos nossos, precisam resolver problemas relacionados ao nosso core business (negócio principal)”, frisa Maruichi.

Inauguração

O CRIO deve ser inaugurado no primeiro trimestre de 2023, mas desde já vem realizando atividades para conectar o ecossistema regional, fomentando-o cada vez mais. De acordo com o presidente do Comitê de Implantação do CRIO, Valmir Cabral, a obra está em andamento e deve ser entregue nos próximos meses. “Mas enquanto isso não acontece, nos mantemos firmes no propósito de consolidar nossa região como inovadora, geradora de conhecimento e de inteligência. O CRIO já nasce capacitando e, principalmente, unindo talentos em busca de uma comunidade cada vez mais promissora”, complementa.

 

Colaboração: Alfa Comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *