Geral

Professores do curso de Design da Unesc expõem trabalhos profissionais para os acadêmicos

Peças estão expostas no térreo da Biblioteca Eurico Back até o dia 30 de maio (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Despertar a admiração dos estudantes pela trajetória daqueles que lhes repassam ensinamentos. Foi isso que a coordenação do curso de Design da Unesc fez ao criar uma exposição de produtos idealizados e desenvolvidos pelos professores da graduação com o objetivo de mostrar aos acadêmicos os portfólios de criação dos seus mestres.

A exposição inaugurada na noite desta segunda-feira (02/05), no térreo da Biblioteca da Universidade, conta com a mostra de quatro produtos idealizados e produzidos e duas concepções de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Participam da demonstração os professores João Luís Silva Rieth, Fábio Brodbeck, Anderson Paz, Haron Cardoso Fabre e Maicon Carlos Vieira. A cerimônia contou com a presença dos expositores, acadêmicos e da assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, representando a reitoria. As peças ficam expostas até o dia 30 de maio.

Segundo o coordenador do curso, João Luís Rieth, o motivo da exposição é apresentar aos alunos as criações individuais dos professores. “Este espaço é um modo dos acadêmicos conhecerem a parte da produção individual e também o que o mercado está buscando”, explicou.

Para o professor Maicon, das disciplinas de Fundamentos da Comunicação Visual, Composição Gráfica e Imagens digitais e Projeto de Produto 3, é gratificante poder mostrar as próprias criações. “Uma grande oportunidade para nós, como profissionais, poder mostrar nossos trabalhos, tudo o que a gente aprendeu na graduação, na especialização. Isto cria uma interação maior com os alunos, que ficam sabendo como atuamos profissionalmente em outros setores da indústria e no mercado”, avaliou.

Conforme o professor das disciplinas de Introdução ao Design, Projeto de Produto 2 e 5 e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),   Fábio Brodbeck é importante dar esta devolutiva para os estudantes. “Mostrar também que tanto no mercado quanto na academia em outros projetos que a gente já desenvolveu o processo é o mesmo. A gente executa o que imaginou e mostra que também já passou por todas as etapas que ora estamos ensinando. Não é apenas teoria, é de fato prática. O importante é que os alunos vejam nossas produções e interajam conosco conhecendo um pouco melhor o nosso histórico e trabalho”, comentou.

Anderson Paz, docente das matérias de Projeto de Produto 1, Linguagem de Áudio e Vídeo e Laboratório de Design 1, relata que a sua criação foi desenvolvida ainda enquanto aluno do curso, na primeira fase. “A ideia de mostrar o que a gente faz, o que já produzimos, é criar uma referência para os alunos. Serve de um exemplo de tirar o produto do papel e mostrar que nós conhecemos a área”, pontuou.

O professor Haron, das disciplinas de Desenho 1 e 2, Estágios e Projeto de Pesquisa, disponibilizou para a exposição seu TCC, elaborado em 2009, onde trabalha com o design emocional.

“Acho que é legal eles saberem o que a gente fez e o que a gente faz. Aqui tem projetos mais atuais que mostram as tendências do mercado de trabalho. Dá para comparar o que se usava há 12 anos e o que está se usando agora. Eu considero esse paralelo, um parâmetro muito interessante para que os acadêmicos compreendam e tenham noção sobre o mercado de trabalho”, frisou.

O acadêmico da primeira fase, Guilherme Prati Von Muhlen, considera muito legal a experiência de conhecer os trabalhos que foram produzidos pelos docentes. “É uma forma bem concreta de mostrar como eles chegaram até aqui. Eles estudaram todas as matérias que a gente está estudando agora. É muito gratificante poder estar aqui e assistir tudo isso e saber que não é só teoria’, destacou.

A estudante da terceira fase, Bruna Matos Estevam, comentou que é muito interessante ver os trabalhos dos professores. “Por exemplo, aqui na exposição, o professor Anderson exibe um projeto que ele fez na primeira fase. Então, além de incentivar, nós estamos aprendendo e conhecendo a qualificação dos docentes. Realmente são profissionais qualificados e isto demonstra que podemos realizar um trabalho semelhante já na primeira fase. Para nós isto também demonstra que o design é um campo abrangente. É uma grande uma inspiração para todos e saber que os professores são capazes”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *