Corredor de ligação entre o Litoral e o Planalto Serrano Catarinense, Meleiro recebe o evento de lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico na próxima segunda-feira (02/05), a partir das 19h30min, no Auditório da EEBM Inês Tonelli Nápole, no Centro.
Este é o primeiro passo para a elaboração do documento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população das 15 cidades do Extremo Sul para participar do processo por meio de uma consulta pública.
Após este evento, é realizado o workshop, momento em que os moradores apresentam as suas ideias e sonhos, projetando os próximos dez anos.
Ainda dentro da metodologia, depois do lançamento, os moradores de cada cidade participam de um workshop, momento no qual são convidados para fazer o exercício de pensar na realidade do município daqui a dez anos. Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda. “A metodologia que utilizamos representa muito o que é uma Universidade Comunitária. Nós temos um processo de escuta qualificada muito importante, porque coloca as pessoas que residem neste lugar como autoras do processo”, salienta a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e os workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.
O primeiro workshop de Meleiro está agendado para dia 17 de maio, a partir das 14h, em formato online. “Não tenho dúvidas de que o Plano de Desenvolvimento será o grande instrumento para nortear o futuro do Extremo Sul Catarinense, possibilitando aos nossos municípios o protagonismo que merecem no cenário turístico catarinense e nacional. É um Plano que traz à tona uma importante reflexão sobre o ser e estar no território e que deverá mexer em todas as estruturas, do turismo à economia, passando pela educação, saúde e social”, comenta a Reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano. “Queremos que os líderes comunitários, de quem faz parte de instituições, quem é meleirense formador de opinião, participe da elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, uma ação da Unesc e do Sebrae. Estaremos vivendo a nossa realidade e propondo novos benefícios e ações para nosso municípios, portanto é muito interessante a participação de todos”, pontua o prefeito de Meleiro, Eder Mattos.
Acompanhe os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:
1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.
2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;
3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;
4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.