A emoção do reencontro traduzida em abraços e sorrisos. À medida em que chegavam ao local de encontro, no AM Master Hall, neste domingo (1/5), colaboradores da Unesc, funcionários, professores, estagiários, não escondiam a expectativa de estar junto aos colegas no primeiro evento de confraternização pós-pandemia, para celebrar o Dia do Trabalhador.
Uma apresentação em vídeo resumiu as diversas ações empreendidas pela Unesc no enfrentamento à pandemia de coronavírus, demonstrando seu protagonismo no atendimento à comunidade e no apoio aos órgãos governamentais. Um trabalho de referência que se uniu à transformação da Universidade também para adaptação às restrições e manutenção dos serviços à comunidade acadêmica.
Em sua fala, a reitora Luciane Bisognin Ceretta agradeceu os colaboradores da Unesc pela parceria, responsabilidade e companheirismo, enaltecendo a resiliência diante da pandemia de covid-19. “Durante esses dois anos, estivemos juntos, mesmo que fisicamente afastados, e ainda temos uma bela caminhada à frente. Vivemos um momento intenso, de esforços ampliados, mas a cada dia buscamos motivação e energia para continuar trabalhando pela nossa Universidade. Por isso, o momento é de agradecer pela parceria, responsabilidade e companheirismo de todos os colaboradores”, pontua.
O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, lembra que nos momentos mais difíceis da pandemia a Universidade esteve presente no apoio à comunidade e, graças à resiliência e esforços de todos, a instituição saiu desse processo fortalecida. “Conseguimos vencer essa etapa e agora vivemos uma nova fase, com a Unesc reconfigurada, forte e pronta para enfrentar a nova realidade”, pontua.
“Para nós é gratificante receber a todos para compartilhar abraços e afetos. Reconhecer e agradecer essas pessoas que fazem da Universidade a referência que ela é”, define por sua vez a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel.
Atividades
Além do almoço, as comemorações contaram com apresentações musicais, jogos, sorteios de brindes e de diárias em pousadas e espaço kids, com brinquedos infláveis, brincadeiras e pintura facial para as crianças.
“Estávamos querendo muito ter um momento como esse, depois de tanto tempo afastados, para poder relaxar, conversar, encontrar os amigos”, relata Endrielen Martins Rodrigues, que faz estágio no Arquivo Central da Unesc há cerca de um ano.
O evento foi aberto à participação das famílias e Endrielen escolheu o irmão Endriew, de nove anos, para acompanhá-la. Já Rosa Helena Just acompanhou o marido, professor Marcio Just. “Estávamos ansiosos, porque fazia tempo que não participávamos de eventos presenciais. É muito bacana essa ideia da Unesc de congregar os profissionais e as famílias”, considera Rosa.
Com 28 anos de Universidade, lecionando nas Engenharias e Licenciaturas, Marcio Just também enalteceu o momento. “A confraternização é muito importante para renovar os laços de amizade e companheirismo”, entende o professor.
Texto/Colaboração: Andréia Limas