Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Com 26 anos de existência, Balneário Gaivota planeja o futuro

Neste primeiro momento, Unesc, Sebrae/SC e Amesc, convidam a população para participar do planejamento, visando o futuro dos municípios do Extremo Sul. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Com belezas naturais compostas por praias e lagoas e com uma rica história e cultura, com economia baseada no turismo, na agricultura e na pesca, Balneário Gaivota foi o quinto município a receber o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. O evento reuniu autoridades e comunidade na noite desta quinta-feira (28/04) para iniciar um exercício de pensar o futuro do município.

Neste primeiro momento, Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população das 15 cidades do Extremo Sul para participar do processo de elaboração do Plano, por isso, chamado de lançamento. Após este evento, é realizado o workshop, momento em que os moradores apresentam as suas ideias e sonhos, projetando os próximos dez anos. 

Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano. Já na próxima segunda-feira (02/05), será a vez de Meleiro receber o evento. Não tenho dúvidas de que o Plano de Desenvolvimento será o grande instrumento para nortear o futuro do Extremo Sul Catarinense, possibilitando aos nossos municípios o protagonismo que merecem no cenário turístico catarinense e nacional. É um Plano que traz à tona uma importante reflexão sobre o ser e estar no território e que deverá mexer em todas as estruturas, do turismo à economia, passando pela educação, saúde e social. A Unesc, a nossa Universidade Comunitária e de excelência, estará sempre de portas abertas ao município de Balneário Gaivota e a todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento da nossa região”, salienta a Reitora Luciane Ceretta, destacando ainda o orgulho em realizar este processo em parceria com o Sebrae/SC e com a Amesc.

Este movimento que iniciou por Araranguá, aponta a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é oportuno por diversos fatores, entre eles pelo momento de transformação pelo qual as cidades passam. “O processo de pensar o futuro das cidades é pertinente para este pós pandemia que nos convoca a enxergar o futuro de forma mais sustentável, enxergar as potencialidades regionais de modo que coloque as nossas regiões em uma vitrine nacional”, fala.

Confira como foi o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Balneário Gaivota pela Unesc Tv:

 

“É aqui que quero estar”

Durante o lançamento do Plano, Gisele fez uma provocação. Questionou os presentes onde eles gostariam de estar daqui a dez anos, pergunta que foi respondida pelo ex-prefeito, o primeiro a administrar o município, Everaldo Pereira. “Eu sei que todas as pessoas que aqui estão, querem ficar aqui, senão não estavam nesta noite. Se estão aqui, é porque se interessam no presente e no futuro. Aqui na nossa frente, quem sabe, estão as pessoas que de fato estarão ajudando o prefeito a concretizar este Plano, a realizar os sonhos que já tínhamos há mais de 20 anos, e que estão se tornando realidade. Muitas coisas que idealizamos lá, só estão acontecendo agora e aqui podem estar os futuros prefeitos, as pessoas que vão nos suceder nesta missão tão importante. Venho também como cidadão. Cidadania de querer plantar o nosso futuro. Semeamos coisas melhores todos os dias”, cita.

O atual prefeito, Everaldo dos Santos, o Kekinha, lembra que na época em que o xará, Everaldo Pereira administrou a cidade, a arrecadação era de cerca de R$ 5 milhões, sendo que hoje o orçamento  previsto para 2022 é de R$ 60 milhões. “Isso nos mostra como a cidade cresceu. Desde que assumimos, uma das nossas preocupações foi ter pessoas técnicas, com conhecimento para desenvolver cada vez mais o nosso município. Possuímos 23 quilômetros de orla com 100% das dunas preservadas, que possui dez lagoas. Os moradores são a peça mais importante para que Balneário Gaivota cresça ainda mais, então vamos participar, apresentar ideias porque tenho certeza que cada um de nós contribuindo, teremos uma cidade com uma qualidade de vida ainda melhor”, ressalta.

Vários caminhos

A pró-reitora Gisele Coelho Lopes fala ainda que, forte no turismo, Balneário Gaivota pode vislumbrar outros caminhos para ampliar o seu desenvolvimento. “São grandes oportunidades no segmento turístico, pois esta região é privilegiada pelos recursos naturais que possui, mas também pelas suas vocações que apontam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Precisamos enxergar o que existe, posta a série histórica que esta região construiu, mas também olhar para as tendências internacionais e ver quais são os projetos de futuro que estaremos construindo para fazer com que novas vocações sejam estabelecidas com a perspectiva do desenvolvimento sustentável, com o uso das tecnologias mais limpas, para que as pessoas possam ter neste lugar os seus projetos de vida e que possam escolher este lugar para viver e visitar”, enfatiza.

O vice-prefeito, Jonatã Coelho dos Santos, também concorda que é importante planejar o futuro do município e, junto à Unesc, este trabalho será mais fácil. “Para nós é muito importante ter a  Unesc ao nosso lado, com pessoas técnicas colaborando, uma Universidade conceituada em toda Santa Catarina. Tenho certeza que dará certo, pois planejar o Balneário Gaivota para o futuro é o pensamento do prefeito, do vice-prefeito e de toda a nossa administração”, diz.

Ideias serão apresentadas em workshop

A participação da população de Balneário Gaivota continua no workshop que ocorre no dia 13 de maio, a partir das 14h. Neste dia, os moradores poderão apresentar as suas ideias para o futuro do município. 

Ao todo, a Amesc terá 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos e de visão de futuro. “A metodologia que utilizamos representa muito o que é uma Universidade Comunitária. Nós temos um processo de escuta qualificada muito importante, porque coloca as pessoas que residem neste lugar como autoras do processo. Hoje fizemos o engajamento, que definimos como dia do start deste processo. Depois teremos o momento da escuta, que já começa agora com a consulta pública, um instrumento por onde as pessoas podem participar de modo digital, podendo colocar as suas ideias. Depois fizemos o workshop, quando estaremos, de modo virtual, pensando quais os  desafios que temos atualmente neste municípios, quais as oportunidades, e como imaginamos estar em 2033”, destaca Gisele.

Plano será entregue em novembro

O exercício proposto consiste em olhar para o passado, para o presente e vislumbrar o futuro, por isso, após o workshop com a população em geral, é a vez ouvir quem move a economia dos municípios para pensar os próximos dias do ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda. “Depois voltamos para apresentar a visão de futuro e elaboramos os projetos estratégicos com as pessoas. Ao todo, teremos vários encontros no sentido de validar as ideias e a nossa estimativa é que no fim de novembro entregaremos o documento, que é um documento de gestão. Entendemos que este não é um projeto de pessoas, mas sim de estado, que vai perpassar todas as gestão que se seguirão daqui para frente até 2033”, pontua.

O representante do Sebrae/SC, Marcos Tontim, colocou a estrutura da entidade à disposição. “Vocês que conhecem o município, as suas oportunidades de negócios, tudo que pode ser desenvolvido, e o Sebrae está à disposição com tudo que estiver dentro da nossa expertise”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *