Criciúma recebeu nesta terça-feira (26/04), o I Fórum Internacional de Inovação Social. De iniciativa da Associação Beneficente Abadeus, pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, o evento teve a presença da Unesc.
A Reitora Luciane Bisognin Ceretta, lembra que a inovação social faz parte dos 54 anos de história da Universidade, mesmo que, em seu nascedouro, não fosse chamada desta forma. “O evento de Inovação Social da Abadeus demarca um novo momento para a discussão da temática. É importante salientar que a própria Unesc é um case importante ao longo de seus 54 anos de inovação social. As Universidades Comunitárias são grandes exemplos em Santa Catarina de práticas transformadoras de educação”, salienta.
A Reitora destaca ainda a importância em apoiar um evento como este, promovido pela Abadeus. “Se permitir cooperar com uma iniciativa como esta, vai ao encontro da missão da Universidade, que a transforma na sua essência. Transformação por meio do desenvolvimento social, por meio da educação com excelência. São instituições que convergem na sua forma de atuar, enxergar o mundo e ter como grande bandeira a educação. A inovação social se faz presente em todo este processo. Nos sentimos satisfeitos em participar de um evento como este, com a magnitude que tem, a importância que tem e a abrangência que tem. Uma das questões mais importantes é se permitir refletir sobre a temática porque, a partir disso, se encontram possibilidades transformadoras em ações”, conclui Luciane.
Participação ativa no ecossistema de inovação
O I Fórum Internacional de Inovação Social contou com palestras e painéis com lideranças do ecossistema de inovação estadual e regional, além da apresentação de cases nacionais e internacionais. A ação marca os 62 anos da Abadeus e o primeiro ano de atividades do Centro de Inovação Social Abadeus (Cisa), celebrados neste mês. “A Universidade participa ativamente do ecossistema de inovação de toda a região. Ela participa do Comitê do Centro de Inovação, por meio da Agência de Inovação da Unesc (Aditt), com inúmeras atividades e programas de incentivo à inovação e apoia ativamente o desenvolvimento do Cisa”, fala o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo.
O Assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, confirma que a inovação social para a Unesc sempre foi forte. “Antes mesmo de organizarmos o nosso ecossistema de inovação, focado em startups, em tecnologia e questões mais ligadas aos software, nós já trabalhávamos com inovação social de maneira muito forte, entretanto ela já era implícita na Unesc. Os nossos projetos de extensão, principalmente, que trabalhamos fortemente com a comunidade, este perfil comunitário da Unesc, fez com que, ao longo da história da Universidade, a inovação social fosse algo do DNA, algo transversal e muito forte. Agora, vem o I Fórum Internacional de Inovação Social com uma instituição reconhecida como a Abadeus e a Unesc fazendo parte, é muito bom. Vimos isso com bons olhos. Temos uma forte expertise nisso e ter pessoas de toda a região e internacionalmente vir aqui falar desta temática é enriquecedor”, pontua.