O movimento busca integrar as forças para uma agenda comum, voltada ao desenvolvimento do município.
O Governo do Município de Criciúma recebeu nessa quinta-feira (14) a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e outros 20 representantes da academia, setor privado e sociedade civil organizada para a assinatura do Pacto pela Inovação. A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Município com o Sebrae/SC. O ato de assinatura do manifesto de adesão foi realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal e trata-se de uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade.
“Esta integração visa alinhar as forças de todos os setores atuantes na cidade, para acelerar o seu desenvolvimento e consolidação como um ecossistema de inovação”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
O diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Poteleck, lembra que esse movimento conjunto já vem sendo realizado por meio de ações e atividades integradas, potencializando ideias inovadoras e o empreendedorismo. “É uma parceria que tem dado certo, mas que precisa crescer ainda mais. Por isso, entidades de Criciúma que já fazem um trabalho importante voltado ao desenvolvimento da cidade, de forma individual ou já em conjunto com outras instituições, firmam esse Pacto pela Inovação”, destacou.
A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, representando a Reitora Luciane Bisognin Ceretta e a Universidade do Extremo Sul Catarinense na ocasião, afirma que Criciúma ganhou um grande presente: a união de forças em prol da inovação e empreendedorismo da nossa cidade. “A nossa Unesc, representando todas as demais instituições de ensino superior na oportunidade, teve a satisfação de firmar ali um ato de compromisso com a inovação de Criciúma, com empreendedores focados no desenvolvimento de cidades sustentáveis, voltados para a inovação e que tenham impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico do nosso município e região. Destacamos que as diferenças que existem entre as instituições nos completam. Vivemos um momento em que a colaboração é a palavra que representa todo esse movimento, um momento de profundas transformações em que integrar forças em prol de projetos coletivos representa melhores condições de vida para a comunidade”, declara a Pró-Reitora.
Além da assinatura do manifesto de adesão ao Pacto, os representantes das entidades assinaram uma placa que ficará marcada como um símbolo do movimento de integração.