Unir teoria e prática para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Este é um dos tantos diferenciais da Unesc, com a dedicação de parte da carga horária voltada às aulas práticas, em especial no novo formato adotado, a Graduação Multi. Mais uma ação que demonstra esse propósito é vista no curso de Engenharia Civil, no qual os professores estão incentivando os acadêmicos a colocarem a “mão na massa” em projetos que têm a parceria com a Prefeitura de Criciúma.
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Elaine Pavei Antunes, durante a aula, profissionais da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma explanaram sobre a organização de um projeto de construção, planejamento e trâmites legais. “Essa parceria tem o intuito de trazer, além da prática, o laço com a Prefeitura de Criciúma e trazer a parte prática, já que serão os futuros profissionais que atuarão em projetos para licenciamento de obras. Esses profissionais no mercado são, na maioria, responsáveis pela parte de aprovação de projetos”, comentou.
Em um primeiro momento, os profissionais da Prefeitura falaram sobre o funcionamento dos trâmites quanto à organização do departamento e o andamento dos projetos de engenharia, que é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos e custos definidos. Eles também abordaram os trâmites burocráticos e apresentaram pontos que são fundamentais para o melhor resultado.
Os diretores da secretaria ainda levaram alguns modelos de projetos que apresentavam deficiências de informações e, junto com os alunos, analisaram cada um. “Com base nas informações, eles verificaram as inconsistências que poderiam fazer esse projeto, por exemplo, demorar pela aprovação por parte da Prefeitura e consequentemente postergar o início de uma obra ou o licenciamento da mesma”, destacou Elaine.
Para a professora, está sendo um grande aprendizado. “O objetivo é que os nossos futuros engenheiros possam supervisionar e orientar as atividades com o domínio da execução e compreensão sobre a importância de cada etapa no processo construtivo. Uma chance de eles tirarem dúvidas e acumularem referências que serão bastante úteis para o seu futuro. Estamos traçando oficinas, e outras atividades pertinentes ao longo do curso”, destacou a coordenadora do curso.
O encontro contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Econômico do Município de Criciúma, Aldinei Potelecki, o diretor da Divisão de Fiscalização Urbana (DFU), Jimmi Brigido, que é egresso da Unesc, da diretora da Divisão de Planejamento Físico-Territorial (DPFT), Francieli Spíndola. A parceria com o Município também deverá envolver os cursos de Agrimensura e Arquitetura e Urbanismo da Universidade.