Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Parceria entre Unesc e Município de Criciúma permitirá ampliação dos atendimentos na UBS do Centro

Termo de parceria foi assinado na manhã desta quinta-feira (31/3). Ação beneficiará cerca de 40 mil pessoas (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Uma articulação de dois anos que teve um desfecho na manhã desta quinta-feira (31/03).

Unesc e Governo de Criciúma firmaram parceria e a partir de agora a Universidade fará a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pela Reitora Luciane Ceretta em ato no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Ao todo, cerca de 40 mil pessoas de dez bairros são atendidas no local. “A Unesc é esta Universidade Comunitária fortemente comprometida com a formação acadêmica de excelência e com a contribuição à comunidade em que está inserida por meio dos tantos serviços que desenvolve. A parceria com a UBS do Centro consolida ainda mais esta missão institucional, à medida que será possível reunir toda a expertise da área da saúde da nossa Universidade com todo o histórico de análise e necessidades que a Prefeitura tem a respeito da população dos dez bairros que compõem o Centro de Criciúma. Ter a possibilidade de estabelecer os serviços da Universidade nesta unidade é de uma importância sem igual”, enfatiza a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Referência

Além de todo o atendimento prestado à comunidade que utiliza a UBS, o espaço também será importante para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica. “A UBS será um espaço de oferta, projetos, programas diferenciados que ampliará a oferta de serviços e qualidade dos atendimentos. Ressaltamos a importância de uma Gestão Municipal comprometida com a Universidade e com a cidade. Por isso agradecemos a gestão do prefeito Clésio Salvaro, além do Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, e toda a equipe, que viabilizaram as condições para que esta parceria pudesse acontecer. Estamos há dois anos fazendo esta construção, de modo que ela fosse muito bem sedimentada, com diálogo com os Conselhos Local e Municipal de Saúde a respeito desta pareceria. Estamos certos, que será uma referência importante, inclusive, para o nosso estado”, salienta.

A Graduação Multi, novo modelo de ensino aprendizagem da Unesc, também é beneficiada pela parceria. Por meio dela, os alunos ganham a oportunidade de tornar as experiências práticas mais presentes em suas rotinas.

“A teoria colocada na prática”

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, este é mais um passo de muitos que serão dados dentro da parceria Prefeitura e Unesc. “É a teoria colocada na prática para atender toda esta população do Centro. A Unesc é a nossa grande parceira. A prefeitura se coloca quase como uma extensão da Universidade e esta ação é a prova prática disso. Tenho certeza que a comunidade vai ganhar, pois este é o propósito da Universidade e da Prefeitura”, fala.

O prefeito lembra ainda que imóvel no qual a UBS do Centro está instalada hoje, localizada na Rua João Pessoa, pertencia ao Governo Federal. “Aquele prédio é onde funcionava o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Os mais antigos sabem do que estou falando. O imóvel pertencia ao Governo Federal e foi difícil trazer para o patrimônio do Município, mas ele também é dos criciumenses. Saímos do espaço pequeno que atendeu a população por décadas e estamos em um espaço três vezes maior, sendo um dos melhores espaços públicos na área da saúde que temos”, pontua o prefeito.

Parcerias de sucesso

Comunitária e com a experiência de quase 54 anos, os serviços da Unesc sempre chamam atenção da comunidade e é por isso que esta não é a primeira parceria entre a Instituição e a Administração de Criciúma. Entre elas está o Ambulatório de Feridas, o atendimento a ostomizados, farmácia, fisioterapia, estágios e residências. “Tudo fica mais leve na gestão quando as parcerias acontecem. Agora, com a gestão compartilhada da UBS do Centro, levaremos o conhecimento e a experiência, fazendo uma gestão de ensino, prática, teoria, ampliando o atendimento em um local que já suporta esta demanda, mas precisamos de mais recursos humanos e mais condições, por isso não temos dúvida que esta parceria dará certo”, cita o Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Atividades a serem desenvolvidas:

Médicos: Consultas clínicas (Diabéticos com hemoglobina glicada), consultas ginecológicas, consultas de pré-natal de risco convencional.

Enfermeiros: Consultas de Enfermagem para gestantes de risco convencional, para pacientes diabéticos (com hemoglobina glicada), para hipertensos; Testes rápidos para gestantes Sifilis + HIV; atendimentos individualizados, coleta de preventivo do câncer ginecológico e de mamas; atendimentos domiciliares em equipe.

Psicólogos: atendimentos individualizados, atendimentos domiciliares.

Farmacêuticos: dispensação de medicamentos e farmácia clínica, grupos, atendimentos domiciliares.

Fisioterapeutas: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Profissionais de Educação Física: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.
Médico pediatra: Consultas pediátricas.

Cirurgião dentista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares em equipe. Equipe saúde bucal.

Nutricionista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares individuais e em equipe.

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, comentam sobre os benefícios que a parceria irá proporcionar aos cidadãos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *