Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Aditt da Unesc promove Bootcamp
com palestra inspiradora

Marcelo Wagner criador da startup SuiteShare contou sua experiência como empreendedor
(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A noite de quarta-feira (30/03) no auditório Huy Hulse foi mágica e elucidativa para aqueles que desejam empreender na sua ideia. Com uma plateia formada por acadêmicos, ávidos por conhecimento, o empreendedor e palestrante Marcelo Wagner, criador da startup SuiteShare, transcorreu no tema: “O que nunca te contaram sobre o mundo das Startups”. O evento foi um Bootcamp de Inovação do Startup Weekend Criciúma em parceria com a Unesc, organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt).

O empreendedor Marcelo Wagner criou, em agosto de 2017, em parceria com mais dois amigos, a startup de Plataforma de Vendas e Atendimento pelo WhatsApp, a SuiteShare. Em seu bate papo com o público, relatou sua experiência como criador, desenvolvedor e agora funcionário da sua ex-empresa. A startup foi vendida em julho do ano passado para a plataforma de comércio que mais cresce no mundo, a VTEX. Uma ideia que começou do zero e rendeu aos seus criadores alguns milhões. Valores não revelados pelos empreendedores.

Segundo Wagner a ideia surgiu quando estava trabalhando em uma outra startup, mais especificamente em um momento de indignação por não estar conseguindo levantar o faturamento daquela empresa. “Queríamos fazer as coisas acontecerem melhor. Sentíamos que não estávamos no controle das ações do negócio. Foi aí que nós três pensamos em montar uma agência para entender as necessidades das empresas que o mercado, naquele momento, não oferecia. Então começamos a estudar uma ferramenta através do WhatsApp que pudesse conectar o cliente que quer comprar, diretamente com o cliente que quer vender, de uma maneira muito fácil. Então aí começou a surgir a SuiteShare”, explicou

Conforme o empreendedor, a ideia foi encurtar o caminho nas transações comerciais. “Antes quando um cliente queria falar com um vendedor no WhatsApp ele tinha que ir atrás do número do celular do profissional, adicionar na agenda, para iniciar uma conversa. A nossa ferramenta faz tudo isso. Agiliza e aproxima as partes do negócio. Fomos os pioneiros nesta solução de atendimento comercial. Hoje se vê muito nos sites, o botão de chat do WhatsApp, o link de WhatsApp no e-mail, a assinatura pelo QR Code, o cartão de visita. O que fizemos foi viabilizar tudo isso e trazer naquele momento para as empresas, quando nem existia o WhatsApp business. Criamos uma plataforma de vendas que pudesse trazer métricas e informações para dizer quem são os clientes que se conectaram com a empresa e poder fazer o WhatsApp como uma ferramenta real de vendas”, contou.

A ferramenta criada pelo Marcelo Wagner e sócios, foi idealizada para atender um público-alvo que é principalmente o varejo: imobiliárias, instituições de ensino, entre outros. Atualmente a carteira de clientes é de 80% do comércio varejista, empresas que possuem lojas físicas e querem vender direto para o público final.

Em sua conversa com os estudantes, Marcelo comentou da importância de falar para um público tão especial. Para ele o momento foi muito importante por estar compartilhando a sua experiência. “A primeira vez que eu vi falar sobre startup também foi dentro de uma faculdade, então eu também tenho uma dívida de gratidão com as Universidades”, confidenciou.

Startup: uma bandeira do Movimento de Empresas Junior

O acadêmico de engenharia de produção e presidente do Movimento Empresa Junior da Unesc, Tiago Watanabe Furlan, prestigiou o evento e comentou sobre receber no campus da Universidade uma palestra tão interessante sobre empreendedorismo. “Ouvir o relato de empreendedor, que conseguiu começar uma startup do zero, conseguiu desenvolver um produto e vendeu a sua empresa para uma grande marca, mostra a importância destas ações de inovação e empreendedorismo aqui dentro da Universidade. Temos a nossa incubadora e, ao assistir palestras assim, a gente vê que é possível criar alguma coisa do zero e conseguir desenvolver um produto muito legal”, comentou.

O assessor de Inovação da Aditt, Christian Engelmann, destacou como de suma importância ouvir um inovador relatar a sua experiência como empreendedor. “O palestrante é um clássico exemplo de alguém que começa do zero, consegue construir a sua startup com os recursos à sua volta e com em pouco tempo consegue vender para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ouvimos do Marcelo todo o percurso percorrido, do primeiro passo até o fechamento com a venda para a VTEX. Espero que os acadêmicos que aqui estiveram presentes e quem sabe, nossos futuros empreendedores, sejam incentivados a colocar em prática a sua ideia após este encontro”, avaliou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *