Com o objetivo de qualificar os pedagogos da secretaria de Educação do município de Osório, no Rio Grande do Sul(RS), uma comitiva liderada pelo secretário municipal Dilson Maciel, visitou nesta sexta-feira(25/03), o campus da Unesc com o intuito de uma parceria para a capacitação dos professores da Rede de Ensino Municipal, através da Formação Continuada.
Na reunião que contou com a presença dos integrantes da comissão de Formação Continuada Externa, liderada pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, foram apresentadas as propostas para a concretização da parceria.
Segundo a coordenadora da Comissão de Formação Continuada Externa, professora Andréia Rabelo, é importante ressaltar o objetivo da Comissão. “Em primeiro lugar nós acolhemos as secretarias dos municípios, elencamos as necessidades que são específicas de cada região e depois elaboramos uma proposta de trabalho para suprir, com a qualidade Unesc, a solicitação de cada cidade. Nosso papel é auxiliar na formação continuada dos gestores e dos professores, resultando em melhorias pedagógicas dentro das escolas. No encontro de hoje, foi discutida uma formação continuada com a proposta de uma pós-graduação para gestores para 2023, estabelecendo assim uma parceria com o município de Osório”, explicou.
Segundo o secretário de Educação de Osório, Dilson Maciel, o prefeito Roger Caputi, pediu a qualificação dos gestores e professores da Rede Municipal. Atualmente a Secretaria conta com cerca de 640 profissionais, com previsão de chegar a 700 até o final do ano. “Nós temos feito muitos investimentos na estrutura física, mas precisamos voltar os olhares da mesma forma para o viés pedagógico. Estamos retornando após uma pandemia e a preocupação com a qualidade do ensino é primordial”, comentou.
Conforme Dilson, a visita impressionou a todos. “Nos chamou a atenção pela organização, pela limpeza e pelo grupo de profissionais. Tenho certeza de que, tanto o município de Osório, quanto os nossos colaboradores vão sair ganhando com essa parceria. Vamos ajustar os trâmites legais, mas, a princípio, como secretário e pela equipe que está aqui, adianto que está parceria vai acontecer”, declarou.