
Acolhimento, escuta, direção espiritual, formação intelectual, acesso ao Evangelho. A oportunidade de contar com manifestações de fé por parte de pessoas do mesmo credo. Tudo isso se torna possível a partir da criação da Pastoral Universitária, iniciativa da comunidade acadêmica que surgiu em novembro de 2021, com a missão de ser o elo entre a comunidade e a prática da espiritualidade cristã-católica, através da formação intelectual.
Atualmente composta por três leigos e dois padres, a Pastoral prevê a realização de encontros quinzenais. “Primeiramente, a Pastoral Universitária, integrada à Unesc, tem como prática de ação a realização de um grupo de estudos para aprofundamento sobre os elementos racionais da fé cristã e um amadurecimento na vida espiritual”, destaca o coordenador da Pastoral, Padre Tiago Marcelino Comin.
O estudo citado acontecerá sempre aos sábados, das 9h às 11h, e contará com livros, documentos, formações, partilhas, momentos de espiritualidade, sempre a presença de um sacerdote.
Já no segundo semestre, aponta Padre Tiago, serão realizadas palestras mensais que envolvam o tema da fé e a sua importância na vida das pessoas. “Além disso, a Unesc nos cedeu uma sala específica para atendimento espiritual. Portanto, durante toda a semana a Universidade terá um sacerdote para orientar, aconselhar, abençoar e alimentar a vivência da fé cristã aos acadêmicos que tiverem interesse”, enfatiza.
Amenizando os reflexos da pandemia
A pandemia gerou e ainda gera muitos e variados sofrimentos na vida das pessoas. Foi daí que surgiu a ideia da Pastoral Universitária. “É uma iniciativa da Igreja Católica que, após conversas com a reitoria da Unesc, diagnosticou que havia uma demanda grande de sofrimento psíquico e espiritual nos acadêmicos por conta da pandemia. Ansiedade, falta de sentido na vida, incidência de depressão, pensamentos suicidas, são alguns dos pontos identificados no decorrer da pandemia. Por ser uma demanda grande, a igreja pensou em formar uma Pastoral que conta com um grupo de leigos, ou seja, que não são ordenados padres, além de sacerdotes”, explica um dos membros da Pastoral Universitária, Christian Engelmann.
As marcas deixadas pela pandemia, conforme o padre Tiago Comin, vão além do luto por si só. “O luto atingiu muitas famílias, mas as marcas se internalizaram na vida de todos, sobretudo, nos jovens. A pandemia obrigou todos a aprender a olhar e lidar com suas emoções. Atualmente já se comprova um alto número de jovens que buscam ajuda psiquiátrica ou psicológica. Também é notório, pelo senso comum, fatores que perpassam a vida juvenil como por exemplo: crises de ansiedade, Síndrome do Pensamento Acelerado, crise existencial, perda de valores referências na vida, crise de pânico, aumento da taxa de suicídio juvenil, entre outros. É frente a esta realidade que a Pastoral Universitária vem ao encontro para ser uma luz de apoio para sanar tais feridas”, explica.
“O Ser Humano à Luz da Fé”
Recém-formada, a Pastoral Universitária já possui um evento agendado para levar alguns destes temas aos alunos e demais pessoas que queiram participar. No dia 12 de abril, o Auditório Ruy Hülse, a partir das 19h30min, recebe a palestra “O Ser Humano à Luz da Fé e Razão”.
O assunto será tratado pelo Padre Jonas Emerim Velho, Graduado em Filosofia e Teologia, Mestre e Doutorando em Teologia Sistemática e por Alexandre Borges, Graduado em Psicologia, Filosofia e Teologia, especialista em Direito Matrimonial Canônico e pós-graduando em Neuropsicologia, Mestre em Teologia Moral. “Nosso primeiro evento possui como título ‘O Ser Humano à Luz da Fé e Razão’ porque pensamos exatamente em chamar a atenção dos acadêmicos e docentes para desmistificar qualquer pré-conceito que exista entre fé e razão. Nossa proposta enquanto Pastoral Universitária para esta palestra é revelar o quanto a fé cristã é racional. E que seus fundamentos e lógicas tocam nossa realidade atual. Nossa ideia é explanar o ser humano na sua dimensão contemporânea, ou seja, psíquica, material e corporal e a sua dimensão espiritual. Algo que por vezes é tido como antagônico. Nesta palestra revelaremos o quanto essas duas dimensões se unem e a importância de aprofundar a vivência fé”, ressalta Padre Tiago.
Ainda no início do trabalho, o Padre já revela empolgação com a Pastoral Universitária. “Estamos muito animados com este projeto. Desde já quero agradecer, em nome da Pastoral Universitária, toda a acolhida que a Unesc tem nos proporcionado. Manifestar a todos os cristãos católicos que estudam nesta Universidade, que a partir de agora eles podem contar com uma referência e apoio para os seus valores. Por fim, convido todos os nossos acadêmicos, corpo técnico e docentes, independentemente de sua profissão de fé, a estar conosco nesse dia conhecendo a relevância da fé em nossas vidas”, pontua.