Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Inovação foi o tema da aula inaugural
no curso de Design da Unesc

Três profissionais de diferentes áreas debateram o assuntos com os acadêmicos
(Fotos:Décio Batista/Agecom/Unesc)

A aula inaugural do curso de Design deste ano, realizada na noite desta quinta-feira(17/03), no auditório Édson Rodrigues, no bloco P, teve como tema a inovação nas diferentes áreas de atuação. Os convidados para debater o assunto foram: Caio Mroninski, egresso recém formado no curso, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho e Vaty Colombo, proprietário da Empória Brading. A mediação ficou a cargo do professor Fábio Brodbeck, da disciplina de Introdução ao Design I.

Na primeira parte da aula, Mroninski apresentou o projeto inovador do qual faz parte desde 2019. O egresso detalhou toda a concepção da bicicleta Andicrose, produzida em madeira de jatobá. Ele relatou as fases de desenvolvimento da marca, slogan, mercado e público, assim como a forma na qual foi criado o equipamento, o material utilizado, bem como todos os cuidados voltados para a preservação e responsabilidade ambiental.

Para o egresso Caio Mroninski, foi muito satisfatório retornar à Universidade para apresentar um projeto de tamanha relevância. “Este é um produto que não foi construído só por mim, mas sim por uma equipe de engenheiros com a qual colaborei com o olhar do design, principalmente o posicionamento de marca. É um produto extremamente disruptivo, super atual, que traz uma série de benefícios para o meio ambiente mas também repleto de componentes e experiências muito incríveis. O passear com o veículo é inesquecível e incrível, algo para resgatar memórias, emoções, sentimentos e no qual todo mundo sempre teve a primeira experiência de liberdade”, explicou.

O empresário convidado, Vaty Colombo, proprietário da Empória Branding, comentou que a inovação tem que ser tratada e esclarecida para os acadêmicos. “A gente vê muitos profissionais recém formados chegando na empresa e achando que inovação é só inventar algo que tá dentro da cabeça dele, enquanto que não é bem isso que a gente imagina. Desta forma é muito legal o projeto da Unesc, que nos permite vir aqui e falar um pouquinho sobre inovação, sobre branding, sobre marca e tudo que a gente pode contribuir. Trago um pouquinho dessa visão e de que forma a inovação pode estar alinhado com o posicionamento de marcas que vão chegar as organizações”, comentou.

Segundo o professor Fábio Brodbeck, a aula foi idealizada para expor aos acadêmicos, essas três visões diferentes: uma no âmbito plenamente de design de produto, outra voltada à criação institucional de design gráfico e desenvolvimento de marca e a terceira, com a pró-reitora, como a nossa instituição funciona no uso de processos de inovação para o desenvolvimento da Universidade. “A ideia é que realmente o aluno comece, desde a primeira fase até o final do curso, a saber como funciona essa questão de mentalidade voltada para inovação. Desde a primeira fase já tem essa exposição muito maior com práticas, técnicas e processos, voltados exclusivamente para inovação dentro da produção, tudo isso focado no Design”, destacou.

Na visão do coordenador do curso, João Rieth, a inovação é inerente ao processo de Design, seja em produtos ou serviços. “Mas como se dá internamente nas empresas? Está estruturada ou é fruto do acaso ou das estratégias meramente mercadológicas? Este questionamento permeia nossas atividades projetuais na Instituição e pretendemos envolver nossos acadêmicos nesta importante reflexão, complexa e decisiva em nossas atividades”, argumentou.

Na avaliação da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, falar de inovação para jovens, neste momento de ampla transformação, é uma grande oportunidade. “Acreditamos que precisamos ampliar o nosso olhar a respeito daquilo que é possível se fazer, numa perspectiva de criar possibilidades para que esses jovens enxerguem as lacunas que existem para tornar o mundo melhor. Vejo que uma das pautas que estará em voga nos próximos anos que é a economia criativa. Eu avalio que o curso de design tem uma aderência muito forte para essa essa linha, voltada para inovação, que é colocar a expertise do profissional a favor do valor agregado para produtos, processos e serviços”, analisou.

Graduação Multi

Mroninski também avaliou como positiva a nova proposta da inovação curricular da Universidade com a Graduação Multi. “Eu cheguei a pegar algo nesse sentido na grade curricular e com certeza foi muito enriquecedor. Desde o início a gente está em contato com experiências e problemas reais da indústria e do mercado. Sabemos que mesmo dentro da academia já se pode fazer uma interferência bastante significativa nas empresas com soluções que possam ser executadas. É bem satisfatório como acadêmico, uma experiência ímpar, faz com que não finalizemos o curso deslocados do mercado, já saímos preparados para exercer a profissão” avaliou

Sobre a nova grade Graduação Multi, a pró-reitora afirmou que o papel de uma Universidade Comunitária é preparar os profissionais para poder identificar as oportunidades de transformar o próprio meio. “Representar a Universidade em diferentes lugares, mas também criar condições para que ele possa estar conectado a um ecossistema de inovação”, refletiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *