A experiência do secretário de Estado da Saúde Andre Motta Ribeiro deu o tom da noite desta sexta-feira (04/04) na AM Master Hall. O espaço lotado de estudantes e profissionais da área da saúde foi todo ouvido aos ensinamentos da liderança estadual que conheceu de perto a Unesc e compartilhou ideias por meio dos cursos da área da saúde da Universidade. O encontro celebrou a Aula Inaugural dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia.
Além de toda a experiência profissional e dicas pessoais aos participantes, o secretário deixou em Criciúma um grande compromisso: a colaboração com a construção do Centro de Especialidades Médicas na Unesc. “Me surpreendi muito positivamente com o que encontrei aqui. Saio com o compromisso de fazer tudo o que puder junto ao Governo do Estado para já nos próximos dias transferir os recursos para a construção desse projeto na Universidade”, comentou, aplaudido de pé por toda a plateia.
Antecedendo a palestra, André visitou a reitoria da Instituição e conheceu de perto o trabalho realizado nas Clínicas Integradas da Universidade.
Realização para a Universidade
Reunir estudantes, calouros e veteranos, em um grande evento para ouvir uma autoridade estadual na área da saúde, para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, não pode ser considerado menos que um momento histórico. “Esse é um dia muito feliz. Tivemos a honra de receber o secretário André Motta neste momento de transição e volta à presencialidade. Nossos alunos e colegas professores e profissionais da área puderam ouvir as perspectivas do secretário, que liderou um dos processos mais difíceis da história da saúde nesses tempos de pandemia e hoje conheceu de perto nossa Unesc, seus sonhos e projetos, com os quais ele certamente poderá contribuir, assim como assumiu como compromisso”, apontou.
A atenção dos estudantes ao ouvirem o palestrante falar sobre os cenários atual e futuro, conforme a reitora, tem significado para além de uma simples Aula Inaugural. “São estes alunos que representam o futuro da saúde de Santa Catarina, do país e do mundo. Logo ali na frente são eles que ocuparão os lugares de liderança e de cuidado integral das pessoas e essas trocas de experiências têm papel fundamental na formação de profissionais dinâmicos e completos”, acrescentou.
Representante dos acadêmicos, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, fez questão de agradecer ao secretário não só pela visita à Universidade, mas pela contínua parceria do Governo do Estado com as Instituições Comunitárias. “Estar aqui dividindo conosco suas experiências, acreditando no poder da ciência e da academia significa muito para nós. Leve nosso abraço afetuoso de gratidão pelo apoio, em especial destinados em bolsas de estudo, meio pelos quais muitos de nós podem estar aqui hoje”, pontuou o acadêmico.
A oportunidade de reunir acadêmicos iniciantes e de fases mais avançadas em torno de uma conversa na qual foi possível inclusive deixar questionamentos aos secretários, para a coordenadora dos cursos da área da saúde, Graziela Amboni, demonstra a importância da união de saberes. “A pandemia de Covid-19 mais do que nunca nos mostrou a importância do alinhamento de uma equipe multiprofissional. A fala que ouvimos hoje comprova isso e mostra na prática a necessidade da sinergia entre os profissionais da saúde. Os mais de mil alunos que estiveram conosco certamente levaram essas e outras lições valiosas deixadas pelo secretário”, destacou.
Além do salão tomado de estudantes, a palestra pôde ser assistida ainda pelo canal da Unesc TV no Youtube: