Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Um gigante toma forma: obras do Centro de Inovação seguem dentro do cronograma

Equipamento, que promete contribuir com toda a região, está sendo estruturado no Complexo Educacional Nereu Guidi, cedido pela Unesc (Fotos: Marciano Bortolin)

Carrinhos de mão, cimento, areia, martelos e marretas que logo darão lugar a computadores, tablets, startups, empreendedores, e tantos outros agentes que fazem parte do ecossistema de inovação.

Tudo isso estará reunido em um gigante que está tomando forma entre as ruas Araranguá e Henrique Lage, na área central de Criciúma. O Centro de Inovação de Criciúma, o CRIO, que segue em obras, recebeu na manhã desta quinta-feira (24/02), a visita de representantes que fazem parte do comitê de implantação.

O equipamento será instalado no Complexo Educacional Nereu Guidi, espaço cedido pela Unesc. Presente na visita, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou que tem acompanhado os trabalhos semanalmente. “É uma responsabilidade muito grande ofertá-lo à cidade e à região e entregá-lo no tempo hábil, dentro do prazo. Cada vez que venho aqui é um momento de especial emoção porque acompanhei esta obra quando estava muito inacabada e cada formato que vai tomando nos emociona e ao mesmo tempo nos desafia”, salienta Luciane. 

Para a reitora, o Centro de Inovação tem dupla finalidade. “Do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico da nossa região, seguramente, se bem conduzido, será um delimitador por conta das oportunidades que serão ofertadas, oportunizando a geração de emprego, de renda, movimentando a economia e as conexões da nossa cidade e região com outras regiões. É assim que o ecossistema de desenvolve. Tem também um papel importante na formação acadêmica, não só da Unesc, mas de todas as entidades que estão postas aqui. Ele se transforma em um grande fomentador do empreendedorismo na medida que este equipamento, com todas as oportunidades que terá, irá desenvolver aos nossos estudantes a vontade de estar aqui. Além disso a Unesc terá um espaço para que desenvolva produtos de inovação. Acredito que será um delimitador importante no ano de 2023”, ressalta.

 

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância do CRIO:

A expectativa de entregar a reforma do local finalizada até dezembro é confirmada pelo Engenheiro Civil responsável pela obra, Fábio Colletto, ao afirmar que os trabalhos estão dentro do cronograma proposto.

Segundo ele, a parte elétrica está 80% concluída e a hidráulica de 80% a 90%. Além disso, aos revestimentos internos já chegaram 60% a 65% finalizados. A impermeabilização, as demolições e movimentação de terra já foram finalizadas.

“Estávamos em um processo de modificação e agora entramos no processo de fechar a obra para entrar com os revestimentos”, conta.

A Unesc é a detentora dos direitos do imóvel e conseguiu com apoio do Governo do Estado, por meio da Fapesc e também pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores, os recursos para recuperar o prédio que vai ser destinado, em um contrato de seção por 20 anos. “A participação da Unesc tem sido fundamental desde o início. Agradecemos a Universidade por ceder o imóvel, não só para o ecossistema, mas para toda a região e, com certeza faremos bom uso deste espaço. É de grande valia ter a Unesc como parceira neste processo”, salienta o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto.

Engenheiro Civil responsável pela obra, Fábio Colletto fala sobre o andamento dos trabalhos:

 

Interligado com todo o estado

O CRIO integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação é uma iniciativa que integra o Programa Catarinense de Inovação (PCI), fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A união para que ele definitivamente saia do papel chama atenção do Diretor de Ciências e Tecnologia do Estado de Santa Catarina, Morris Kohl, que também fez questão de visitar cada andar do imóvel nesta quinta-feira. “A minha gratidão pelos atores que estão muito bem, representados. Vimos um centro em movimento. Ainda está em construção, mas já existe um movimento muito bem organizado. Temos feito conexões com a região, mas hoje vimos todos unidos com o mesmo propósito que é o prédio sendo entregue. São mais oportunidades e várias formas para que as cidades do entorno possam usufruir e gerar benefícios a todos. A inovação não é dentro de um quadrado, ela é expansiva, colaborativa e crescente”, afirma.

 

Diretor de Ciências e Tecnologia do Estado de Santa Catarina, Morris Kohl destaca o Centro de Inovação de Criciúma:

“O CRIO tem como característica ser o principal indutor, o principal instrumento de inovação para o município e para a região onde está inserido”. A afirmação é do presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto, ao classificar o tamanho da importância do local.

Para ele, a visita com todas as entidades que compõem o comitê de implantação do Centro de Inovação significa um marco importante para conhecer o andamento da obra que está seguindo o cronograma. “Isso é positivo para as expectativas que temos em torno a inauguração e da implantação e o sistema. Certamente, tudo ocorrendo dentro dos prazos, temos a expectativa de começar a utilização do imóvel no início de 2023. A tendência é que o Centro de Inovação de Criciúma conecte as universidades, entidade de ensino que possuem algumas iniciativas de inovação, mas que também o potencial externo de trazer novos empreendedores e investimentos e potencializar o incremento de inovação no Sul do estado”, pontua.

 

Presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto salienta a importância do equipamento:

Relembre:

Em 29 de julho de 2021, foi publicado no Diário oficial do Estado o resultado do processo licitatório que definiu a empresa PGC Engenharia de Obras, de Curitiba, como a responsável para reformar o Complexo Educacional Nereu Guidi, que se transformará no Centro de Inovação de Criciúma.

Cerca de um mês depois, no dia 26 de agosto, o governador Carlos Moisés da Silva veio à Criciúma para assinar a Ordem de Serviço. O ato ocorreu no Teatro Elias Angeloni. Na ocasião, um engenheiro residente foi credenciado e fica à disposição com visitas quinzenais. Em novembro de 2021, a medição apontou 15,38% da obra concluída. A previsão de conclusão é dezembro de 2022, sendo que o início das atividades está previsto para o início de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *