O Auditório Ruy Hülse recebeu na noite desta quarta-feira (16/2) um encontro marcante no período de retorno das atividades presenciais desde o afastamento necessário por conta da pandemia de Covid-19, em março de 2022. Professores de todos os cursos de graduação estiveram reunidos para atividade de Formação Continuada, evento realizado de forma híbrida com a presença de dois convidados de forma virtual.
Estiveram, ao lado da gestão no comando das atividades da noite, os convidados Cláudio Alcides Jacoski, reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e presidente da Abruc e Luciano Rodrigues Marcelino, secretário executivo do Rectoral Board Institute. Eles deixaram suas contribuições no debate sobre Inovação Curricular e Pedagógica.
Entre os aprendizados deixados estão os elementos importantes sobre o perfil do professor sob o ponto de vista da expectativa do acadêmico, assim como a importância dos processos de inovação e transformação digital irem além da utilização da tecnologia por si só. “Precisamos de pedagogias verdadeiramente disruptivas que transcendem as questões meramente tecnológicas. Para isso devemos preparar o sistema para que seja possível desenvolver um cenário em que o professor não seja o detentor de todo o conhecimento e, portanto, desenvolva o protagonismo estudantil verdadeiramente”, pontuou Luciano.
Cláudio, por sua vez, contribuiu com o debate ao trazer as experiências vivenciadas na Unochapecó com o processo de Aprendizagem Baseada em Evidência, com desafios, redefinições de rota e resultados bem sucedidos no método.
Convite a abraçar o novo momento
Ao acolher os colegas professores após os longos dois anos de afastamento físico, a reitora da Unesc Luciane Bisognin Ceretta utilizou do momento para chamar a equipe ao abraço ao projeto de Graduação Multi. A implementação de um novo formato de ensino, de acordo com Luciane, se dá no momento necessário para tal, com a coragem necessária e com a segurança do caminho a ser percorrido. “Temos a convicção de que esse é um passo muito significativo e acertado. Estamos olhando para o presente e mirando no futuro, construindo novos formatos, mas com a ancoragem no arcabouços teórico conceitual que sempre nos sustentou”, destacou aos presentes de forma virtual e presencial.
O foco, conforme a reitora, se volta ao momento de sustentabilidade e bons resultados institucionais como a base sólida para a construção de mais um projeto de sucesso que promete se refletir na mais efetiva formação dos acadêmicos. “A essência de todo o esforço institucional no novo projeto é o aprendizado do nosso estudante, que pressupõe o protagonismo deste. Cada um dos nossos acadêmicos tem momentos, tempos e histórias muito diferentes, mas em comum carregam a busca e a confiança na formação de excelência”, acrescenta.