Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Projetos apoiados pela Unesc são reconhecidos no Inova Criciúma

Dos dez projetos contemplados, nove estão incubados na Unesc (Fotos: Colaboração/Decom)

A Universidade não estatal mais empreendedora de Santa Catarina, a Unesc, mais uma vez mostra seu destaque na área da inovação. Como fruto de um intenso trabalho com foco no desenvolvimento, a Universidade figura em destaque no prêmio do Inova Criciúma, organizado pela Prefeitura Municipal. A premiação selecionou dez projetos inovadores para o recebimento de recursos e, dentre estes, nove são startups incubadas na Universidade.

A entrega da premiação ocorreu no Salão Ouro Negro, na Prefeitura, e contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, além do prefeito Clésio Salvaro, do diretor de Inovação da prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, dos responsáveis pelas startups vencedoras, dentre outras lideranças da cidade.

A lista dos contemplados relaciona ideias que contribuem para o desenvolvimento, a administração pública, o comércio e a indústria. Cada um dos projetos recebeu R$ 25 mil para fomentar o seu negócio, entregues de forma simbólica em um grande cheque nesta quarta-feira. Além do recurso financeiro, os selecionados receberão mentoria e orientação para alavancar o empreendimento.

 

Destaque celebrado

A participação de nove entre as dez contempladas no Programa de Incubação da Unesc, é motivo de alegria para a reitoria da Universidade. Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, esse é o reflexo de uma Instituição conectada com o mundo, com as pessoas e com o desenvolvimento de toda a região e país. “A Unesc é uma Universidade conectada com o que há de mais atual e transformador no mundo. Colocamos toda essa expertise à disposição da formação profissional de excelência e da própria sociedade para promover o desenvolvimento regional. Tem a digital da Unesc em nove, das dez escolhidas, é exemplo do quanto a tecnologia, a inovação e a capacidade de apoiar e desenvolver novos negócios transformadores estão em nosso DNA”, comentou a reitoria, parabenizando todos os envolvidos nesse programa.

O resultado, conforme ela, se deve ao esforço de toda a equipe, de alunos e de empreendedores na aposta que a Universidade tem se empenhado ao longo desses 53 anos. “Nossas equipes colocam seus melhores esforços para o sucesso de todas estas startups, muitas das quais, presididas por estudantes ou egressos nossos. A Unesc aposta na inovação e na tecnologia como importantes eixos da Universidade. Do mesmo modo, nos orgulha viver em uma cidade que investe recursos na prospecção de novos negócios que no futuro breve, poderão gerar emprego, renda e desenvolvimento”, enfatizou a reitora.

Os contemplados no edital que receberam os recursos de forma oficial nesta semana são as plataformas psiU e Controll.edu, desenvolvidas por acadêmicos da Universidade; a PeptNano, liderada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; e a Clube Jabuticabeira, concebida fora da Unesc mas que se incubou na área de inovação da Universidade para ganhar estrutura.

Ainda entre as vencedoras e que estão incubadas na Universidade estão: SK – Surf Sem Chave; VamosQuitar – Portal de negociação digital; Sorteio Público; Manutenções das edificações e equipamentos municipais e Gestão do Conhecimento para Tomada de Decisão e Progresso do Resultado Organizacional. Apenas a startup Pedagogicamente não integra a gama das incubadas na Universidade.

Para o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo, a confiança dada pelas empresas à Unesc representa o potencial que a Instituição possui em criar ambientes inovadores propícios à inovação. “Diversas empresas e ideias tem buscado a Unesc para se desenvolver ainda mais, exemplo disso são as startups que venceram este edital e integram o ecossistema da Universidade e que encontram aqui todo o ecossistema preparado para lhes oferecer o melhor”, destaca, acrescentando ainda a importância do investimento constante também em infraestrutura e o papel fundamental da Universidade na criação do Centro de Inovação de Criciúma.

“Tudo o que a Unesc vem investindo em infraestrutura, com espaços como o Talent Lab e o Unesc Labs, tem contribuído para estes frutos. Além disso, temos as empresas juniores se envolvendo nesse ecossistema, com a comunidade acadêmica participando no sentido de estimular o desenvolvimento de ideias”, sublinha Montedo.

Conforme o professor e coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia da Unesc (NIT), Evânio Nicoleit, quem ganha com projetos como esse, é a sociedade, que tem incentivo em mais uma ação de promoção à cultura de inovação e empreendedorismo. “A Universidade tem papel fundamental na nossa região. Ela oferece para a sociedade e para toda comunidade diversas soluções que vão muito além da educação e perpassam todas as áreas por meio do empreendedorismo e da inovação”, acrescenta.

 

Incentivo às ideias dos criciumenses

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, o Inova Criciúma cumpre a premissa de dar vida a iniciativas diferenciadas, que foram chanceladas por uma comissão especializada. “Quando a gente fala de um sistema de inovação, falamos de tríplice hélice: academia, governo e iniciativa privada. A academia está nesse pilar, então o papel da Unesc é fundamental”, acrescenta.

Potelecki sublinha que é pelo conhecimento gerado na Universidade que se alcançam muitas soluções. “Muitas vezes, as dores da nossa indústria, por exemplo, são resolvidas pela Unesc, que é capaz de oferecer soluções que se tornam negócios”, enumerou.

 

Avaliação minuciosa

As propostas foram analisadas por uma equipe técnica, responsável pela escolha das dez ideias mais promissoras. A comissão foi formada pelo diretor Aldinei, pelo gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Edson Silva, pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo, pelo vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Valmir Cabral da Silva Neto, e pelo representante do Núcleo de Base Tecnológica de Criciúma e Região (NBT) e secretário do Conselho Municipal de Inovação (CMI), Maycon Marchiori.

O objetivo do Programa é estimular o desenvolvimento econômico, tendo como foco o avanço da indústria, do comércio e da prestação de serviço à comunidade. O programa Inova Criciúma foi criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e tem em sua base a Lei de Inovação do Município, Nº 7.375, de 13 de dezembro de 2018, que estabelece políticas de incentivo à tecnologia e inovação e institui o Fundo Municipal de Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *