
A emoção nos olhos da graduanda Danielle Alves Machado, agora bacharela em Direito, diz muito sobre a sua trajetória de vida e enquanto acadêmica. Ela e a mãe, Maria Doroteia Alves, batalharam muito para que o dia de formar a primeira profissional graduada da família Alves chegasse. Na noite desta segunda-feira (20/12) ela e os colegas chegaram acadêmicos e voltaram para as casas graduados para o início de uma nova trajetória.
A responsável pela missão de outorgar o grau dos formandos, dando oficialmente o título de bachareis em Direito, foi a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego. Orgulhosa, Fernanda outorgou o grau de forma coletiva, colocou o capelo, o famoso chapéu de formatura, em cada um e posou para um registro. Desta forma estava selada a sonhada formatura, acompanhada presencialmente no Auditório Ruy Hülse por poucos convidados e assistida por centenas de espectadores pela transmissão ao vivo no YouTube, pelo canal da Unesc TV.
A mensagem deixada pela representante da Universidade na solenidade em que os estudantes tornam-se profissionais, em especial no curso de Direito, não poderia deixar de citar a importância da justiça. “Sejam justos em suas ações! Adotem o compromisso com os valores de uma sociedade justa. Aprendam a conviver com os outros. A ter cuidado com a vida, com o trabalho alheio, ter relações cooperativas, exercitar a cultura do respeito e da paz, ter coragem de gestos ternos e protetores”, destacou.
Ao convidá-los a ser “sal”, Fernanda convocou os novos profissionais a fazerem a diferença na vida em sociedade. “Este título que vocês recebem hoje que, no emprego e cumprimento de seus juramentos, vocês ajudarão a sociedade em suas necessidades. Então, sejam o tempero ideal na vida das pessoas que os acessarem. Comprometam-se em dar o melhor de si em qualquer situação. O comprometimento é o que transforma a promessa em realidade”, salientou ainda.