Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc é anfitriã do Conae 2021 da Amrec

Secretários municipais estiveram no auditório Ruy Hulse definindo os rumos da educação regional para os próximos 12 anos(Fotos: Antonio Roseng/Amesc e Décio Batista- AgeCom/Unesc)

Os rumos da educação na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) foram debatidos e definidos nesta terça-feira (30/11), na 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2021), realizada no Auditório Ruy Hulse na Unesc, pelo Colegiado de Educação da Amrec. A reitora Luciane Bisognin Ceretta, na qualidade de anfitriã, abriu os trabalhos dando boas vindas aos 12 secretários municipais de educação e aos delegados eleitos.

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, os presentes debateram durante todo o dia os destinos da educação regional para os próximos 12 anos, já que as atualizações nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) ocorrem a cada 10 anos. Pela manhã, os participantes aprovaram o Regimento da 4ª Conae 2021 e assistiram a palestra “Regime de Colaboração: Estado e municípios comprometidos com o alcance das metas nacionais”, com o ex-reitor da Unesc e conselheiro estadual de educação, Gildo Volpato, e a doutoranda em Educação, Gislene dos Santos Sala.

Na sequência da programação, secretários e delegados se envolveram nas plenárias de eixos realizadas no Bloco R-1, onde foram abordadas e discutidas as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A eleição dos delegados regionais complementou as atividades.

Segundo a secretária de Educação de Orleans e presidente do Colegiado de Educação da Amrec, Maira Regina Luiz, a conferência regional serve para que as cidades alinhem suas prioridades dentro das metas do PNE, decênio 2014/2024.

“Os municípios já realizaram suas conferências municipais, elegeram seus representantes e hoje estamos aqui para elaborar um relatório com a nossa proposta regional. Cada secretário trouxe um balanço das metas executadas e as que ainda estão pendentes. Também aqui construímos as proposições que a gente tem para o próximo decênio, a partir de 2024. Este documento será levado para o Conae Estadual no ano que vem, que por sua vez levará para Brasília em 2024 as propostas de Santa Catarina para serem incluídas no Plano Nacional de Educação”, explicou.

“Para atingirmos as metas de avanço na educação, temos que focar dentro daqueles princípios, que são temas da Conferência: inclusão, qualidade e equidade. A colaboração de todos é fundamental. A União não consegue sem os estados e os municípios. Os municípios não conseguem sem os estados e a União, e os estados não conseguem sem a União e sem os municípios”, avaliou o professor Gildo Volpato, em sua palestra.

O ex-reitor da Unesc pontuou, ainda, que “o regime de colaboração mútua é fundamental para a execução das metas”.

As metas do PNE 2014/2024 são educação infantil; ensino fundamental I, ensino médio; inclusão; alfabetização infantil; educação integral,; qualidade da educação básica (Ideb); elevação da escolaridade/diversidade; alfabetização de jovens e adultos; EJA integrada; educação profissional; educação superior; qualidade da educação superior; pós-graduação; profissionais da educação; formação; valorização dos profissionais do magistério; planos de carreira; gestão democrática e financiamento da educação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *