
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc estará sob nova direção a partir desta quarta-feira (1/12). O acadêmico Vittor Teixeira, do curso de Direito, vice-presidente da atual gestão, assumirá a presidência no lugar do acadêmico Douglas Leffa Pirola, que comandou o DCE nos últimos meses.
Vittor contou, em entrevista ao programa Nossa Unesc desta segunda-feira (29/11), que o trabalho é de continuidade no DCE. “Por uma questão de reoxigenação do nosso movimento estudantil, o presidente Leffa, que até teria direito a buscar mais um mandato, cedeu espaço e a nossa executiva só teve uma troca, justamente a da presidência. De resto, mantivemos o grupo de trabalho”, afirmou.
Foco no retorno dos estudantes
A grande prioridade do novo presidente será colaborar com a gestão no sentido de garantir o bem-estar dos estudantes no campus. “A maior demanda é a permanência estudantil dentro da Universidade. As bolsas vêm nesse sentido, e temos que lutar por coisas periféricas também, como alimentação, bem estar, transporte. E temos o desafio do retorno das aulas presenciais”, observou.
Vittor pontuou, também, a importância de dialogar com a reitoria no sentido de estabelecer as condições adequadas para a retomada da presencialidade no campus em 2022, com a pandemia de Covid-19 arrefecendo e o índice de vacinados bastante elevado na realidade da Universidade. “Vamos ter que sentar e planejar, dialogando com a gestão, algo que sempre foi um ponto forte da nossa gestão. A questão é ver como vai ser esse retorno, e para quem ainda não veio, como vai ser. Melhorar a estrutura da Universidade, dialogando com todos”, comentou.
O DCE pretende, também, participar do diálogo com as prefeituras da região no sentido de garantir condições para que os estudantes de outras cidades retomem os transportes subsidiados em direção à Unesc. “Vamos ter que dialogar com as prefeituras para manter as gratuidades ou baixos custos, para que seja atrativa a vinda dos acadêmicos para a Universidade. Esse contexto pode ser favorável a pessoa estar na Universidade. Como será em um novo contexto? Temos que minimizar eventuais dificuldades dos acadêmicos”, explicou.
DCE com nova casa

Vittor no dia da eleição, em 11 de novembro / Foto: Décio Batista / AgeCom
A partir de uma emenda parlamentar encaminhada pela deputada estadual Ada de Luca, O DCE ganhará uma nova sede. “O novo DCE será construído entre os blocos R e S, para os estudantes daquela região que sempre tinham dificuldade para vir até o DCE no bloco Z. Pensamos nisso, conseguimos o recurso e vamos fazer lá essa nova sede do DCE”, destacou.
Vittor reforçou que a atual sede continuará operando, servindo esta nova unidade como um reforço ao atendimento estudantil no campus. “O recurso está garantido, basta dirigir à prefeitura, se der tudo certo teremos logo o novo DCE, a nossa filial no campus”, realçou.
O movimento dos estudantes vem acompanhando de perto, também, as obras de construção da cobertura das passarelas na Unesc. Um investimento de R$ 1 milhão viabilizado por emenda do deputado federal Ricardo Guidi. “Durante a campanha choveu muito. Teve momento que eu sofri de ter me molhado, passando nas salas. Os estudantes lá dos cursos da área da Saúde e das Engenharias, o quanto sofreram. Agora conseguimos tirar esse sonho do papel e facilitar a vida dos nossos estudantes”, atestou.
O novo presidente lembrou a tranquilidade em que transcorreram as recentes eleições para o DCE. Houve duas chapas e a participação de mais de 2,5 mil acadêmicos eleitores. “O nosso pensamento e o do nosso grupo foi sempre de propor ideias, debate, mas em nenhum momento houve conflitos, foram questões de grupos paralelos. Foi uma eleição leve, boa e saudável para a Universidade, com diferentes ideias convergido para o interesse do estudante”, apontou.
Posse na quarta-feira
A posse da diretoria capitaneada por Vittor Teixeira será às 19h de quarta-feira em ato que contará com a transmissão da Unesc TV pelo canal Unesc Oficial.
Acompanhe, no link abaixo, a entrevista do novo presidente do DCE ao programa Nossa Unesc, uma produção da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc e que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h15min, na RTV Criciúma, canal 19.1 em TV aberta para todo o Sul catarinense.