Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Vivercom da Unesc promove melhorias em duas escolas de Criciúma

Escolas Irmã Edviges e João Frassetto contaram com atendimentos dos bolsistas / Fotos: Décio Batista / AgeCom e Divulgação

Mais duas escolas estaduais foram beneficiadas pelo Projeto Vivercom da Unesc. Na manhã deste sábado (20/11), a Escola Irmã Edviges, do Bairro Mina União, recebeu a visita. À tarde, foi a vez da Escola João Frassetto, no Bairro Santa Luzia. Ao todo, 45 bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) realizaram atividades de pintura, roçada e plantio de mudas nas dependências das duas escolas, dando um toque especial e agradável na área de circulação dos dois estabelecimentos de ensino. “Nossos bolsistas participaram de todo o processo, na limpeza, nas reformas, nos plantios e tudo o que foi feito”, destacou o coordenador do Vivercom e professor da Unesc, Rafael Amaral.

Pela manhã, 19 acadêmicos arregaçaram as mangas e pintaram muros, roçaram, limparam e plantaram mudas no jardim e no canteiro interno central da Escola Irmã Edviges. Eles trabalharam também na implantação de uma horta bastante variada.

Essa intervenção presencial foi coordenada pela professora e assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), Sheila Martignago Saleh, e pelo professor Diogo Morais, com apoio do biólogo Cristian Daniel Luzietti Pereira, do Horto da Unesc.

À tarde, outra turma do Vivercom promoveu as melhorias na Escola João Frassetto. Canteiros internos e bancos receberam um visual novo com pinturas e plantio de plantas ornamentais. Um viveiro próximo à sala da diretoria ganhou melhorias e mudas de plantas medicinais. “Só temos a agradecer o trabalho realizado pelo Vivercom. Nossa escola ficou ainda mais bonita e agradável com as pinturas dos canteiros e o novo paisagismo”, elogiou a assistente de direção da escola, Tatiane Schouff.

Sete escolas atendidas

O Vivercom é o projeto de extensão que executa o Proesde, programa que estabelece a participação em atividades à comunidade pelos acadêmicos bolsistas via Uniedu. Sete escolas foram escolhidas na região para receber as intervenções presenciais e de orientação. Equipes do Vivercom já estiveram nas escolas Dolvina Leite de Medeiros (Araranguá), Macário Borba (Sombrio) e Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul). A programação de 2021 terá mais duas ações: na sexta-feira (26/11), a partir das 13h30min, na Escola Salete Scotti dos Santos, em Içara, e no sábado (27/11), às 8h, na Escola José do Patrocínio, em Siderópolis.

O projeto Vivercom é composto de duas etapas. Na primeira, os alunos das escolas escolhidas recebem orientações dos acadêmicos relativas a diversos temas pré-estabelecidos em comum acordo. Os estudantes das escolas participaram de oficinas educativas que abordaram violência contra a mulher, álcool e drogas, primeiros socorros, alimentação e saúde entre outros assuntos.

O que é o Proesde

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de graduação e de licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa abrange todas as regiões de Santa Catarina beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por leis municipais.

O Proesde consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante e bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de projetos de intervenção abrangendo todas as Regionais de Educação.

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

Escola Irmã Edviges

EEB. João Frassetto

Escola João Frassetto

Escola João Frassetto

Escola João Frassetto

Escola João Frassetto

Escola João Frassetto

Escola João Frassetto

Escola João Frassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *