Geral

Unesc prestigia Circuito Inova SC em Jaraguá do Sul e Joinville

Reitora, pró-reitora e lideranças estudantis estiveram nos eventos das coirmãs comunitárias (Fotos: Matheus Reis)

Nesta quarta-feira (17/11) foi dia de o Centro Universitário Católica SC, em Jaranguá do Sul, e a Universidade da Região de Joinville (Univille) serem anfitriãs do Circuito Inova SC, evento que foi iniciado na Unesc e, até dezembro passará por todas as Universidades Comunitárias do Estado. O encontro, organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), foi acompanhado de perto pela reitora da Unesc e vice-presidente da Associação, Luciane Bisognin Ceretta, pela pró-reitora Gisele Coelho Lopes e pelas lideranças estudantis Douglas Leffa, atual presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, e pelo presidente eleito para a próxima gestão, Vittor Teixeira.

O Circuito Inova SC representa o novo momento da Acafe, que investe ainda mais atenção nas conexões entre educação e sociedade, com base na tecnologia e na inteligência. A ação, que levou os representantes da Unesc para o Norte do Estado neste dia, contou com extensa programação envolvendo a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e o governo de Santa Catarina, com a participação do governador Carlos Moisés.

Para a reitora da Unesc, os encontros fortalecem ainda mais as conexões entre as instituições comunitárias, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento do Estado. “As Universidades Comunitárias são responsáveis, ao longo dos seus mais de 50 anos, por grande parte do desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. Ações como o Inova SC fazem com que as instituições se integrem ainda mais intensamente por meio de diálogos capazes de ampliar essa contribuição ao compreender estratégias de inovação, ciência e tecnologia”, comenta.

Entre os diferenciais oportunizados pelo evento que chegou, nesta data, a mais duas cidades, está a difusão da informação sobre as bolsas de estudo viabilizadas pelo governo. “É uma forma de reunir a sociedade e destacar o trabalho voltado ao acesso e à permanência dos estudantes no ensino superior por meio das bolsas do Uniedu, programa executado pela Secretaria de Estado da Educação, que promove verdadeiras transformações na vida dos nossos estudantes”, acrescenta Luciane.

As informações sobre o acesso ao Programa do governo que está investindo mais de R$ 460 milhões em educação superior neste ano em Santa Catarina foram apresentadas em detalhes pelo diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Marcos Rosa.

Já o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, aproveitou o encontro para abordar, junto de reitores e reitoras de todo o Estado, os atuais e futuros desafios da inovação catarinense. Na palestra proferida pelo governador do Estado, que finalizou os encontros, lideranças de toda a região norte ouviram Moisés abordar a temática “Transformando e Inovando Santa Catarina, o papel das instituições de ensino superior comunitárias por meio de parcerias”.

Os encontros que seguem em extensa agenda nos próximos dias marcam ainda a passagem dos 25 anos da Fapesc, celebrados com o lançamento da Plataforma On, página criada para congregar as diferentes expertises de casa instituição em prol da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *