Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Os caminhos para o desenvolvimento na pauta da Semana de Ciência e Tecnologia

Reitora Luciane Ceretta na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Mayara Cardoso / AgeCom)

Discussões que compreendem as potencialidades da transversalidade da ciência, da tecnologia, da inovação e de todas as áreas do conhecimento no enfrentamento dos desafios regionais, nacionais e planetários, foram realizadas na noite de abertura da XII Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), nesta segunda-feira (8/11). O evento, o maior institucional da Unesc, conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e os apoios da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), CPNq, Capes e Biozenthi Dermocosméticos.

A palestra de abertura, em formato virtual e com transmissão pela Unesc TV, foi proferida pelo professor doutor Marcus Polette, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que abordou o tema “A Ciência, Inovação e Tecnologia no Antropoceno”. Antes da palestra, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a importância do evento como ferramenta de aproximação entre a instituição e a comunidade em geral.

“A ciência, a tecnologia e a inovação são cruciais para o desenvolvimento do país e dizer isso não é repetitivo, sobretudo diante do momento que estamos vivendo. Momento em que a superação da grande crise sanitária e, portanto, econômica e social, que estamos experimentando está diretamente relacionada a esses temas. Investimentos nestas áreas são essenciais e a Universidade é o território onde essas dimensões se conectam, se produzem, se reproduzem, se ampliam e constroem soluções para melhorar a vida das pessoas”, destacou a reitora.

“E tudo o que fazemos nessas áreas é buscando melhorar a vida das pessoas, caso contrário não teria significado”, completou Luciane, reforçando o desejo de um excelente evento para todos: “participem sempre que possível dos diferentes momentos institucionais que este evento, carinhosamente construído, traz a todos vocês. Obrigada aos apoiadores e patrocinadores por caminharem conosco na excelência acadêmica, obrigada aos organizadores, docentes e pesquisadores que acrescentam um ingrediente diferente e especial em tudo: a paixão pelo que fazem”.

Pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti / Foto: Mayara Cardoso / AgeCom

A pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, sublinhou que “os tempos que estamos vivendo reforçam ainda mais a importância de discutirmos ciência, tecnologia e inovação e a necessidade deste debate para toda a sociedade. Que tenhamos uma excelente semana de reflexões e que possamos estreitar vínculos com a comunidade externa”.

Já a diretora de pesquisa e pós-graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, destacou os trabalhos de pesquisa e extensão dos acadêmicos das mais diversas áreas. “Somos uma Universidade comunitária que reinveste seus recursos no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão e merecemos um evento do seu tamanho. São mais de 620 trabalhos científicos, portanto o envolvimento dos nossos pesquisadores e docentes nesta etapa é fundamental para a qualificação científica deste evento. Esse processo é uma das ferramentas mais importantes, pois não há metodologia mais inovadora e ativa que envolvem acadêmicos de graduação em um projeto de pesquisa ou de extensão. E o ensino é muito importante neste movimento nesta interlocução”, pontuou.

Do patrocinador e apoiadores

Engenheira Kamila da Silva, do CREA-SC (Foto: Unesc TV / Reprodução)

A engenheira civil Kamila Rodrigues da Silva, diretora da Inspetoria de Criciúma do CREA, falou do apoio ao projeto. “Agradeço o convite e, em nome do CREA, parabenizo a Unesc e a todos os envolvidos nesta semana na qual se difunde o conhecimento. O CREA tem apoiado projetos que em todo o estado, destinando recursos para este fim. Somente neste ano foram disponibilizados, por meio da política de patrocínios, R$ 1,8 milhão para entidades e instituições. Este valor deve chegar aos R$ 2 milhões para o próximo ano, pois nosso principal objetivo é valorizar os profissionais por meio das parcerias e do apoio ao conhecimento em sua plenitude”, relatou.

A Fapesc, parceira das Universidades comunitárias catarinenses, também marcou presença na abertura da SCT. “Temos por objetivo oportunizar aos diversos setores e autores das transformações e do empreendedorismo, por meio da inovação, um maior espaço nas relações regionais, nacionais e internacionais. Apoiar as ações que extrapolem as salas de aula contaminando, de forma positiva, aos acadêmicos, professores, pesquisadores, instituições e empreendedores da região, nos move”, assinalou o presidente Fábio Zabot Holthausen.

O palestrante

Professor Marcus Polette, o convidado especial da noite (Foto: Unesc TV / Reprodução)

A palestra “A Ciência, Inovação e Tecnologia no Antropoceno” mostrou as transformações do mundo ao longo dos anos, as mudanças no cotidiano das pessoas, o desenvolvimento das espécies, sobretudo dos seres humanos. Tratou ainda do meio ambiente, da sustentabilidade, do ecossistema e da busca por melhor qualidade de vida. “Estamos passando por um momento único dentro da história. Momento de grandes mudanças e transformações no dia a dia dos seres humanos. Temos uma super população, grande processo de urbanização, perda da biodiversidade, além de outro sério problema que é a diferença entre ricos e pobres”, mencionou o palestrante, professor Marcus Polette.

Ele ainda alertou sobre o rumo que o planeta está tomando. “Já está claro que o planeta caminha para um impacto irreversível para a humanidade se as temperaturas continuarem a subir. E que o mundo deve se preparar para as mudanças nos próximos 30 anos, pois a falta de um plano de adaptação vai ter consequências devastadoras sobre o planeta. E isso quem diz é a ciência. E como nos prepararmos para o que está por vir?”, indagou o professor, lembrando indicadores preocupantes para o futuro. “Para que todos comecem a tomar consciência da gravidade do problema”, emendou.

Assista a íntegra da abertura oficial da SCT e a palestra inaugural na transmissão da Unesc TV:

Segue a programação

A SCT já teve suas primeiras atrações ao longo desta segunda-feira. Nesta terça (9/11), mais eventos estão programados, como palestras, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino e experiências. A programação disponível está completa no site oficial do evento, que conta com mais de 2 mil inscritos para as diversas atividades.

(Especial: Alexandra Cavaler / Comunicação SCT / Unesc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *