Geral

Unesc figura em destaque no Prêmio Fapesc de Jornalismo

Fotografia da Unesc reconhecida no Prêmio Fapesc de Jornalismo / Foto: Milena Nandi / AgeCom

A Unesc entrou para a história da comunicação estadual nesta quinta-feira (28/10) ao figurar em destaque na primeira edição do Prêmio Fapesc de Jornalismo. Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina com o propósito de valorizar as publicações jornalísticas e incentivar a divulgação de notícias sobre ciência, tecnologia e inovação, o prêmio teve seus vencedores nas categorias regionais e estadual divulgados nesta tarde em evento híbrido. A Agência de Comunicação da Unesc (AgeCom) esteve entre as premiadas nas categorias Fotojornalismo e Internet, além de ter destaque na matéria vencedora de Telejornalismo.

Entre todas as fotografias inscritas na premiação, a foto da jornalista Milena Nandi foi a escolhida por uma comissão avaliadora para levar o título de primeiro lugar regional e, ainda, o terceiro lugar em nível estadual. Intitulada como “A força da ciência na linha de frente”, a imagem mostra a equipe responsável pela realização da pesquisa “Investigação de marcadores neuroinflamatórios e de dano neuronal e suas relações com transtornos neuropsiquiátricos em sujeitos positivos para Covid-19”, um dos projetos de pesquisa da Universidade para o enfrentamento da pandemia.

Já na categoria Internet o destaque da Unesc se deu por meio dos materiais produzidos pelos jornalistas Paula Darós Darolt, terceira colocada, e Leonardo Ferreira, segundo colocado, ambos na categoria Regional Sul. As reportagens abordaram o modelo de inovação promovido pela Unesc e o estudo coordenado no Brasil para coleta de dados de alta qualidade sobre a pandemia de Covid-19.

Vencedores foram anunciados em live nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

A mesma pesquisa realizada na Unesc e registrada na fotografia vencedora de Milena Nandi foi pauta da matéria da NSC TV, com a jornalista Raquel Schneider, o cinegrafista Rogério Danielski e o editor Nilton Dalpont. A reportagem figurou em primeiro lugar regional e na terceira colocação em nível estadual.

O destaque no prêmio, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, demonstra a qualificação da equipe responsável por levar à comunidade as informações de todo o universo acadêmico. “Temos um imenso orgulho por ter esses profissionais que passaram pela nossa AgeCom figurando em destaque com os materiais que foram tão valiosos para a divulgação da ciência, especialmente em momento delicado como o de pandemia. Esse é um reconhecimento incrível possibilitado pela Fapesc e que, sem dúvidas, motiva ainda mais a imprensa de forma geral a produzir ricos materiais sobre o nosso ecossistema”, destacou.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, a data marca a história na comunicação de Santa Catarina e faz parte da jornada de 25 anos da Fundação. “Nós estamos pela primeira vez promovendo um prêmio focado na difusão de ciência, da tecnologia e da inovação. Ele faz parte de uma estratégia de aproximar esses temas da sociedade como todo e valorizar o trabalho da imprensa ao ‘traduzir’ as informações ao público em geral”, pontuou na cerimônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *