Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Alesc homenageia instituições que promovem as práticas de Paulo Freire. Unesc foi destacada

Professora Fernanda Sônego, representando a Unesc, ao lado da deputada Luciane Carminatti (Fotos: Divulgação)

As instituições de ensino que realizam grandes ações em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão vinculados à obra de Paulo Freire foram homenageadas em sessão especial na noite desta quinta-feira (28/10), na Assembleia Legislativa (Alesc). A Unesc, que este ano ampliou a sua atuação em projetos junto à comunidade com o lançamento do Programa Território Paulo Freire 2, foi uma das reconhecidas. A honraria veio a partir de uma indicação da deputada estadual Luciane Carminatti por ocasião do centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O evento ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, na Alesc.

Para a proponente, as práticas reconhecidas renovam a esperança. “O olhar freireano é o olhar para diferentes saberes. Falar dele é falar de compromisso, dedicação, liberdade e transformação social”, destacou a deputada.

Unesc entre os homenageados da noite na Alesc

A data escolhida para a homenagem não é casual. “Esse dia 28 encerra o mês dos professores, e escolhemos a data para marcar esse tempo tão significativo, de reconhecimento e de reflexão como homenagem ao grande educador, no ano de seu centenário. É um dos mais importantes pedagogos e filósofos do Brasil”, enfatizou Luciane.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, representou a Universidade no ato e falou da magnitude da honraria. “A Unesc recebeu homenagem pelo Programa Território Paulo Freire e sua importante contribuição junto à comunidade. O programa engloba 22 projetos de extensão que são desenvolvidos nos bairros da região da Santa Luzia, Universitário e Pinheirinho. São projetos de extensão interdisciplinares e multidisciplinares, criados a partir das demandas regionais, que têm como objetivos ampliar a autonomia e o empoderamento das comunidades participantes do território”, contou.

Fernanda ainda destacou que são seguidos e colocados em prática os preceitos de Paulo Freire. “Neste ano em que celebramos o centenário deste grande educador a deputada Luciane Carminatti presta homenagens na Alesc e dentre os homenageados está a Unesc. Nós estamos muito felizes com a honraria. Na Unesc entendemos a importância do aprendizado construído por meio da prática, da vivência, do diálogo, permeado pelos diversos saberes, que transformam e contribuem no ser e no fazer das pessoas. Gratidão à deputada”, reforçou.

Ouça, no podcast abaixo, o momento em que a Unesc foi anunciada durante a homenagem.

Fernanda assinando a bandeira Paulo Freire

A professora e coordenadora do programa, Sheila Martignago Saleh também esteve presente e referiu a importância da homenagem. “Sinto-me honrada de representar todos os alunos que fazem parte, com os seus projetos de extensão, do Território Paulo Freire, um programa que visa o empoderamento e autonomia das pessoas que dele participam e que transforma a realidade de todos os envolvidos, tanto dos professores, quanto dos alunos e da comunidade”, enfatizou.

Ao final, as professoras da Unesc assinaram a bandeira Paulo Freire com o nome do projeto da Universidade. A mesma vai percorrer o território de Santa Catarina.

O programa Território Paulo Freire da Unesc agrega projetos de extensão cujas ações estão em consonância com a pedagogia freireana. São projetos de caráter inter e multidisciplinar criados a partir das demandas regionais. Ao todo, 20 bairros de Criciúma integram o programa.

Ouça, no podcast abaixo, a fala da professora Sheila Saleh.

O patrono

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, no Pernambuco. O educador é reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas.

O objetivo da homenagem foi ressaltar a importância histórica e atual deste intelectual para a educação e o progresso social no Brasil e no mundo. A alfabetização popular, proposta por Freire, conectou sujeitos com suas experiências vividas, situou a educação no contexto da práxis, da sociedade e das relações políticas, prestando contribuição ímpar para o acesso ao direito à Educação, garantido na Constituição Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *