
O primeiro encontro do Circuito Inova SC, que assinala o momento da educação e da inovação em Santa Catarina a partir dos investimentos do Governo do Estado, será realizado ao longo desta quinta-feira (21/10) em Criciúma. O Auditório Ruy Hülse da Unesc receberá o ato, que contará com ampla programação organizada pelo Sistema Acafe e terá, como ponto culminante, a presença do governador Carlos Moisés. O evento conta com a assinatura da Unesc e do Unibave, as primeiras de todas as instituições comunitárias que receberão o Circuito nas próximas semanas.
“Somos um player de relevância internacional pela qualidade de nosso ensino, pesquisa e extensão”, lembra a reitora anfitriã do evento, Luciane Bisognin Ceretta, da Unesc. Ela lembra que a Acafe congrega 140 mil alunos, 10 mil professores e 155 bibliotecas em 15 instituições. “Demonstramos força e união pelo desenvolvimento do estado”, reforça o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza.
A programação começa às 14h com a reunião dos reitores da Acafe, sob o tema Cenários e perspectivas 2022. Além dos reitores das Universidades comunitárias de Santa Catarina, o evento contará com a participação do reitor Cláudio Jacoski, presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e recém eleito presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. A reunião será presidida pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que é vice-presidente da Acafe e comandará os trabalhos por conta da ausência do presidente, o reitor Aristides Cimadon, da Unoesc, que encontra-se licenciado por questões de saúde.
A segunda etapa do Circuito Inova SC será o painel das 16h intitulado Inovando Santa Catarina. Será uma reunião entre Acafe, Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e Centros de Inovação, contando com a presença de pesquisadores, bolsistas, alunos, empresas e incubados. O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, fará uma fala sobre os atuais e futuros desafios da inovação no estado.
O painel Transformando Santa Catarina marca a terceira etapa do evento, a partir das 17h. O destaque nessa etapa ficará por conta do Uniedu, o programa de bolsas de estudos do Governo do Estado que está investindo mais de R$ 460 milhões em educação superior neste ano em Santa Catarina. O diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Marcos Rosa, dialogará sobre esses investimentos e também a respeito das melhorias dos processos para captação das bolsas pelos estudantes catarinenses. Nessa fase também haverá participação de público externo no Auditório Ruy Hülse.
O governador Carlos Moisés chega às 19h na Unesc, e atenderá a imprensa. Em seguida, às 19h30min, começa o evento principal, com transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube: “Transformando e Inovando Santa Catarina, o papel das instituições de ensino superior comunitárias por meio de parcerias”. Essa fase será dividida em quatro etapas: a palestra “Nas trilhas da inovação”, ministrada pelo governador Carlos Moisés; a celebração e homenagem pelos 25 anos da Fapesc; o Fórum Acafe/Uniedu, enaltecendo a importância das bolsas de estudos; e a assinatura de termos de cooperação.