Os alunos do Terceirão do Colégio Unesc partilharam mais uma vez a experiência de ser Unesc na última sexta-feira (08/10), em um dos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Universidade. Aliando os conteúdos estudados em Química e sua aplicação, conheceram o processo de produção de polímeros e a sua transformação em produtos. A aula prática aconteceu nos laboratórios instalados no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e faz parte do Projeto de Extensão da Engenharia de Materiais (Gemat) vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.
Os estudantes tiveram a oportunidade de praticar e realizar tudo o que foi explicado em sala de aula pela professora de Química Orgânica, Michele Coral Dutra. “Nessa componente curricular estudamos os compostos orgânicos e os polímeros, que são materiais orgânicos sintéticos ou naturais. Eles estão vendo aqui tudo aquilo que foi comentado em sala de aula, saindo da teoria e indo para a prática, reconhecendo que aquelas fórmulas químicas, são aplicáveis e usadas no dia a dia das indústrias de plásticos por exemplo. Vale destacar ainda a importância de estarem dentro de uma Universidade, conhecendo mais sobre o curso e suas várias vertentes. Isto pode ajudá-los a escolher sua futura graduação”, comentou a professora.
Para o aluno Max de Lira da Costa, a experiência foi muito importante para ele e para seus colegas de classe que estão terminando o ensino médio. “Estamos hoje em uma aula prática sobre plásticos, sobre o que é um polímero. Foi um experimento bem legal, porque são materiais que utilizamos no dia a dia e não temos a mínima ideia de como é composto o material. Foi muito interessante, mesmo não sendo simpatizante pela área, mas é um aprendizado que vou levar para o resto da vida, e servirá para lembrar do Colégio Unesc”, avaliou. Como a atividade ocorreu no dia do seu aniversário, Max ganhou da turma e dos professores uma face shield produzida com peças fabricadas durante a aula prática.
Segundo a coordenadora do curso e do Gemat, Angela Coelho Arnt, o projeto tem a função de propiciar aos alunos do ensino médio experimentações práticas na área da Engenharia de Materiais. “Recebemos o Terceirão do Colégio e eles fizeram análise de diferentes tipos de polímeros e realizaram um experimento prático. Os alunos também conseguem, nesta oportunidade, associar vários conteúdos vistos em sala de aula com essa experimentação prática. Aqui no Iparque ainda podemos realizar experimentos na área de metais e de cerâmica. Outro objetivo do Gemat é apresentar a esses estudantes, os laboratórios e as instalações do curso e quiçá despertar o interesse pela graduação”, explicou a coordenadora.