
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc, um dos serviços de excelência prestados pela Universidade em prol da comunidade foi enaltecido em homenagem prestada, nesta sexta-feira (8/10), pela Câmara Municipal de Criciúma. O Legislativo oficializou a homenagem em uma Moção de Aplausos proposta pela vereadora e egressa da Universidade, Giovana Vito Mondardo, e aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 21 de setembro deste ano.
A entrega oficial de uma placa à Universidade foi feita em encontro no hall do Bloco da Reitoria. O evento contou com a presença da autora da homenagem, do presidente do Legislativo, Arleu da Silveira, da reitora Luciane Bisognin Ceretta, das pró-reitoras Acadêmica e de Planejamento e Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Indianara Reynaud Toreti e Gisele Coelho Lopes, respectivamente, além do secretário das Clínicas Integradas, Marlon Gonçalves Zilli, da enfermeira do CER, Maria Madalena Santiago e do representante estudantil, John Ansiliero.
Para a vereadora Giovana, a homenagem marca um momento muito importante, selado no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. “O CER atende mais de 20 mil pacientes por ano. É um serviço que tem por objetivo garantir, não só o tratamento e a reabilitação das pessoas que chegam ao serviço, vindas de Passos de Torres até Lauro Müller, mas também garantir e entregar autonomia e independência para essas pessoas. O Centro, junto à Universidade, tem um compromisso social e entrega para a comunidade um trabalho de qualidade, com atenção multiprofissional e humanização. É por tudo isso que essa homenagem faz parte da grande demonstração de carinho, reconhecimento e agradecimento pelo serviço prestado”, argumentou a egressa, que já atuou no serviço de odontologia prestado pelo CER.
Em nome de todos os profissionais do Centro, a enfermeira Maria Madalena Santiago destacou a gratidão de toda a equipe pela homenagem recebida. “É algo que com certeza deixa a equipe com anseio de fazer ainda melhor o trabalho que já é realizado. Eu acredito que quanto mais reconhecidos e valorizados os profissionais que atuam nas áreas da saúde, mais alinhados estaremos na construção de uma saúde pública de qualidade. Este momento é algo que massageia e aquece nossos corações” declarou.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento do Legislativo Municipal concedido através da vereadora Giovana representa uma grande homenagem. “Essa é a consolidação de um serviço que atende mais de 400 pacientes cadastrados. Uma parceria que conta com a Prefeitura de Criciúma, o Estado de Santa Catarina, o Governo Federal e a Unesc. Um Centro que nasceu em 2014, que faz um trabalho incrível, tanto na formação dos nossos estudantes, quanto para a comunidade que é atendida. Esse reconhecimento também marca a importância de uma Universidade Comunitária para sua região e para a comunidade que se utiliza dos seus serviços, beneficiando aqueles que realmente precisam dela, para além da formação acadêmica”, pontuou em sua fala aos presentes.