
Que Forquilhinha é a terra dos alemães na região carbonífera, todos sabem. E há o esforço dos mais antigos, que buscam manter presente o idioma dos seus antepassados, tentando transmiti-lo de avô para neto e assim por diante. Eis mais um aspecto das tradições culturais que conta com a parceria da Unesc para ser levado adiante.
A prefeitura de Forquilhinha, por intermédio do Departamento Municipal de Cultura, buscou uma parceria com a Escola de Idiomas da Unesc com o objetivo de aprofundar o ensino da língua alemã na cidade. “Este primeiro semestre serve para que seja avaliada a possibilidade de ampliar a oferta em 2022”, informa a coordenadora da Escola, Dayane Cortez. “Ao final de cada semestre, será feita uma avaliação dos alunos com o objetivo de avançarem para os próximos níveis”, aponta.
Alguns alunos, por já possuírem intimidade com a língua, partilham histórias familiares, contribuindo com a professora na orientação dos iniciantes no idioma. A criação do curso despertou o interesse da comunidade e já existe uma lista de espera de mais de 20 pessoas para as próximas turmas. Para 2022, além do aumento das vagas, também está previsto o curso para alunos da rede municipal, no contraturno escolar. “Para nós da Escola é uma grande oportunidade de apresentar o nosso trabalho e a dinâmica de ensino utilizada”, comenta a professora Dayane.
A Diretoria de Cultura do município pretende iniciar, no próximo ano, uma série de encontros entre falantes do idioma para estimular a conversação com os alunos. Conforme o diretor de Cultura de Forquilhinha, Márcio André Eyng, a prefeitura tem interesse em formar professores de alemão. “Além de oportunizar à população o aprendizado do idioma, temos também como objetivo a formação de professores locais para que, em um futuro próximo, possam lecionar o alemão na rede municipal. Outra possibilidade que está sendo avaliada será a de ofertar cursos de outros idiomas com maior procura”, explica o diretor.
As 16 vagas oferecidas para a primeira turma foram preenchidas rapidamente, por maiores de 18 anos e as aulas, em nível iniciante, começaram em agosto. Os encontros ocorrem às segundas-feiras, a partir das 19h30min, no Centro Cultural Nicolau Preis, anexo ao Parque Ecológico. O curso é gratuito, e os alunos adquiriram um livro importado da Alemanha, indicado pela Escola de Idiomas. As apostilas e o suporte didático são preparados de acordo com as necessidades e o desenvolvimento dos estudantes.
Mais informações sobre o curso pelo e-mail depcultura@forquilhinha.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 9 9108-2134.