Geral

Unesc Araranguá é anfitriã do Projeto Nascer

O campus universitário da cidade das avenidas será sede para os encontros presenciais do projeto realizado com a parceria da Fapesc e do Sebare (Fotos: Divulgação)

O campus da Unesc de Araranguá recebeu, na última quarta-feira (29/10), o primeiro encontro presencial dos aprovados no Projeto Nascer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Projeto tem como objetivo promover o empreendedorismo inovador, oferecendo suporte para que pessoas com novas ideias passem por um período de pré-incubação e desenvolvam um Plano de Negócios para iniciar uma startup.

As 14 propostas submetidas para aprovação conforme o edital foram contempladas. Após dois primeiros encontros realizados de forma virtual, para conhecimento das equipes e repasse das primeiras instruções, na noite de quarta-feira, com todos os aprovados presentes, ocorreu o encontro com o representante do Cocriation Lab, empres responsável por aplicar a metodologia no Projeto, professor Thiago Matozo, e a coordenadora da Região Sul, Maitê Lemos.

Compromisso

Focada no desenvolvimento do Extremo Sul Catarinense, a Unesc Araranguá, representada pela diretora Izabel Regina de Souza, pela gestora de Inovação, Girlene Castro, com apoio da professora Andréa Cristina Trierweiller da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Araranguá), não mediu esforços para provocar a comunidade e as pessoas com ideias inovadoras a se inscreverem na plataforma da Fapesc e participação no Projeto.

Segundo Girlene, a equipe esteve empenhada para o sucesso do Projeto Nascer, uma grande oportunidade para a região. “Com a nossa massiva campanha, distribuindo convites e realizando reuniões, conseguimos submeter 14 projetos, sendo todos aprovados. Com isto garantimos a execução do Nascer na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)”, explicou.

Entusiasmada com a conquista, Izabel destaca o importante trabalho realizado para estimular o município de Araranguá e região a participar do Projeto Nascer. “Ficamos bastante surpresas com o número de projetos de inovação e criatividade inscritos e quase todos contemplados. Isto nos deixa muito felizes no sentido de observar que a cidade tem muita potencialidade, tem muita gente pensando em inovação, pensando no desenvolvimento. A Unesc está sendo parceira, acolhedora e anfitriã dessas ideias, possibilitando às pessoas a oportunidade de execução e concretização de suas propostas”, avaliou a diretora.

Pré-incubação

O Cocriation Lab, laboratório de ideação que visa desenvolver o empreendedorismo e transformar ideias em negócios, irá ajudar, a partir de agora, os empreendedores a materializarem ideias, transformando-as em produto ou serviço que possa ser lançado para o mercado. Este é o primeiro passo, chamado de pré-incubação. Com o Plano de Negócio materializado e a ideia factível, os idealizadores, já com a sua proposta mais madura, passarão a procurar uma incubadora para então formalizar sua empresa e começar a fazer as validações desse produto ou serviço junto ao mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *