Geral

SESMT da Unesc promove
curso de reciclagem em segurança do trabalho

Funcionários do Horto, do Iparque, da manutenção civil e gestores foram capacitados(Fotos: Décio Batista)

“Segurança acima de tudo”: esse slogan a Unesc segue à risca. Nesse ritmo, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade, promoveram aos colaboradores, nesta segunda-feira (27/9), a atualização do certificado da Norma Regulamentadora 35 (NR35), que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura envolvendo o planejamento, a organização e a execução, necessário há cada dois anos.

A capacitação e requalificação ocorreu durante todo o dia. Pela manhã os funcionários passaram pela sala de aula, revendo as instruções da NR35 e conhecendo os equipamentos de proteção para a execução de suas atividades. No período vespertino eles passaram para a prática em ambientes reais, enfrentados no dia-a-dia. O primeiro exercício foi descer um rapel vertical no Bloco P. Em seguida, realizaram manobras em escada e escada marinheiro, encerrando os treinamentos em acesso à árvore.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho, Devonete Mariano, os funcionários realizaram exames clínicos e físicos. “Esse curso precisa ser renovado a cada dois anos. Estamos promovendo a atualização e a reciclagem do treinamento para todos que estão em atividade. Eles recebem certificados comprovando que estão aptos para exercer seu trabalho”, explicou.

O curso de capacitação foi ministrado pela empresa RS Tek, através do instrutor e técnico do Trabalho Reginaldo da Silva. Ele apontou que a capacitação e a reciclagem são muito importantes para os colaboradores e gestores. “O mais importante é proporcionar ao funcionário a garantia de um trabalho seguro. Que ele venha trabalhar e volte para sua família seguro. É bom para ele e para a Unesc. O conhecimento da Normativa também ajuda os gestores a cobrarem das empresas terceirizadas, o mesmo nível de segurança na prestação dos serviços”, destacou o instrutor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *