A aluna e atleta do Colégio Unesc, Maria Clara Silveira Senger, segue sua maratona pelos campeonatos de xadrez Brasil afora. A partir deste sábado (4/9) e até sexta-feira (10/9), a enxadrista vai estar no Praia Brava Hotel, em Florianópolis, participando da sede Sul do 21º Festival Panamericano de Xadrez da Juventude.
O evento acontecerá simultaneamente em Florianópolis, São Paulo, São José dos Campos (SP) e Recife. O jogador ou jogadora escolhe a sede onde jogará a competição. Participam das disputas, além dos brasileiros, enxadristas dos seguintes países: Barbados, Bolívia, Chile, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. A organização é das Confederação de Xadrez de América (CCA) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Maria Clara integra a categoria sub-16 e vai disputar o título com mais 26 enxadristas. A disputa será híbrida, pelo sistema suíço, em nove rodadas no programa Swiss Manager e cada partida terá duração de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance desde o lance 1. Os campeões de cada categoria têm vagas asseguradas para o Festival Panamericano de Xadrez da Juventude de 2022.
A aluna do Colégio Unesc se diz preparada para mais este campeonato. “Jogar uma competição híbrida, sul-americana, vai ser uma experiência nova. Estou entusiasmada para jogar este Pan e fazer uma boa competição”, enfatizou a aluna.
Atualmente a atleta é orientada pelo próprio pai e treinada por Claudionor Pirola, de Içara. Com vários títulos em sua história, Maria Clara é um destaque no esporte. Suas maiores conquistas foram o título de campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar Blitz, em Blumenau, em setembro de 2017, e o Estadual sub-14, em abril de 2019, em Lages. Em dezembro do mesmo ano ela participou do Sul-Americano em Luque, no Paraguai.