Os acadêmicos da Unesc podem iniciar a sua formação superior ou dar continuidade a ela com o auxílio de bolsas de estudo do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação. O Uniedu possui diferentes tipos de bolsas de estudo e de pesquisa e extensão e os contemplados podem receber benefícios de acordo com o seu Índice de Carência do Estudante (ICE).
Para o segundo semestre de 2021, o Governo do Estado disponibilizou recursos suficientes para que aproximadamente 1.000 acadêmicos da Unesc recebam bolsa de 50% a 100% do valor da mensalidade. Podem se candidatar a bolsas do Uniedu estudantes de graduação presencial, de graduação em modelo de Ensino a Distância que morem em Santa Catarina há pelo menos dois anos.
Aos interessados, vale lembrar que as inscrições para novos cadastros e para atualização dos já existentes encerram em 23 de agosto no Sistema do Uniedu (clique aqui). A concessão das bolsas ocorre por ordem do Índice de Carência do Estudante (ICE), e para estar apto a participar, o aluno precisa ter todos os documentos solicitados em edital postados e aprovados por uma Comissão Técnica elencada para realizar a conferência da documentação.
Oportunidade aberta para calouros e veteranos
A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, reforça que o Uniedu é um importante programa do Governo do Estado, que em parceria com as universidades comunitárias, permite o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino superior. “Essa possibilidade de bolsas colabora para uma transformação destes alunos por meio do acesso à universidade e por consequência, da região em que estamos inseridos. O Uniedu atende não só veteranos, mas também os calouros. Recebemos um aporte importante do Governo do Estado e para aqueles que tem vontade de vir para a Unesc, ainda é possível ingressar com possibilidade de bolsa”, afirma.
A coordenadora de Atenção ao Estudante, Juliana Lora, explica que para participar do processo o estudante precisa anexar comprovantes que são de fácil acesso, sendo que apenas para conseguir as certidões do Detran e da prefeitura de Criciúma o candidato vai precisar sair de casa. “O aluno vai precisar se dedicar apenas um dia para conseguir uma bolsa para todo o semestre. Só que estes documentos precisam estar corretos, e por isso, nossa equipe está organizada para fazer a primeira análise assim que os documentos estiverem postados e dar uma oportunidade de correção caso for preciso. Mas se o estudante deixar para o último dia, vai perder a chance da correção e poderá perder a bolsa”, orienta.
A Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) da Unesc está à disposição para tirar as dúvidas e colaborar para que as inscrições sejam feitas de forma completa e correta pelos alunos. Mais informações podem ser obtidas com o setor nos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500 ou no site.
Edital, vídeos tutoriais e demais informações sobre a Bolsa Uniedu