O Auditório Ruy Hülse recebeu, na tarde desta sexta-feira (6/8), mais um evento que entra para a história da Unesc. A Câmara de Vereadores de Criciúma concedeu à Universidade uma Moção de Aplausos em alusão aos 53 anos da Instituição. Com a presença de autoridades municipais e estaduais, o encontro serviu, ainda, para a convocação de apoio para dois novos projetos da Universidade: a ampliação do Museu de Zoologia e das Clínicas Integradas.
O palco de honra do evento, um dos primeiros a serem realizados com a presencialidade de convidados no auditório, foi composto pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; pelo vice-reitor, Daniel Preve; pelo vereador Paulo Ferrarezi, propositor da Moção; pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro; pelo vice-prefeito, Ricardo Fabris; pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa Pirolla e pelo presidente da Câmara, Arleu da Silveira.
A homenagem concedida à Unesc foi proposta pelo vereador e aprovada por unanimidade na Casa Legislativa. Para Paulo, conceder a honraria a uma Instituição que faz parte da sua vida, assim como da de tantas famílias, é uma honra. “A Unesc vem fazendo, há 53 anos, uma bonita história na nossa região. Ela se mostra forte e consolidada pela capacidade de resiliência, de enfrentar e superar desafios, especialmente nesse momento que enfrentamos. Dedico esta moção aos nossos queridos mestres João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior e Fabiano Azambuja, que nos deixaram em decorrência da Covid-19”, pontuou em fala ao público que assistiu à cerimônia presencialmente e aos que acompanharam de forma virtual pelo canal da Unesc TV no Youtube.
Receber os convidados para a oficialização da Moção, conforme a reitora, é muito representativo para a Instituição. “Essa homenagem reúne a compreensão de quem, de fato, sabe o lugar e a finalidade da missão de uma Universidade Comunitária. Deixo minha profunda gratidão ao vereador Paulo, pela sensibilidade e respeito pela Unesc. Compartilho com todos vocês, que fazem parte da nossa história, essa moção especial”, afirmou.
Olhar voltado aos novos projetos
Na mesma oportunidade em que a reitora e o representante dos acadêmicos fizeram questão de enaltecer a gratidão pelo olhar cuidadoso do secretário de Estado da Educação ao repasse de recursos para o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e o aumento dos repasses para esta finalidade, Luciane aproveitou ainda para convocá-lo ao apoio para os novos projetos da Instituição.
Foram apresentados ao público e às autoridades presentes, as propostas de projetos para ampliação do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e das Clínicas Integradas da Unesc, ambos instrumentos de grande relevância para a comunidade interna e externa.
Aplaudida de pé, a reitora entregou em mãos propostas completas ao secretário, que se comprometeu em levá-los ao governador Carlos Moisés da Silva. “Esses projetos têm conexão muito grande com as escolas e com a atenção básica de saúde. Será uma referência estadual. É a sua Universidade que fará isso por meio da sua mão. Isso não tem preço, tem valor”, destacou a reitora.